quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"TUDO ISTO EXISTE ... "

A minha reflexão de hoje é bem objectiva, contrariamente à escrita anterior, como se sabe.

Pensei e repensei sobre o assunto que aqui trago, cujo teor infelizmente não é virgem nos meus escritos.
Em tempos idos, publiquei outro post abordando o mesmo tema, sinal que ele se repete ... sinal dos tempos, talvez !...
Decidi-me hoje escrever, porque considerei que se a questão em si me não sai da cabeça, depois de a ter tentado relegar para o meu "lixo" mental, é porque se calhar, ela é importante, pelo menos para mim.

Uma vez mais deparei-me, no cabeleireiro, lugar absolutamente "apropriado" para este tipo de coisas, com um artigo de uma das revistas cor de rosa, das nossas bancas.
Lá é o local onde sempre mas enfiam nas mãos, e lá é o único sítio onde lhes passo os olhos ... ainda assim, muito na diagonal.

Desta feita, como digo, saltou-me e "provocou-me", um artigo sobre uma das participantes de um dito programa televisivo, a que nunca assisti, e que dá pelo nome de "Casa dos Segredos".

O título chamativo era : "Ela já vale uma fortuna - Cachet pode chegar aos 800 euros por presença" - acompanhado de uma foto de capa, da concorrente em causa.

Trata-se de uma auxiliar de acção médica, algarvia, oriunda de família extremamente precária do ponto de vista económico, em que a projecção à "ribalta", se deve exactamente à sua visibilidade no referido programa.
Até aí, nada a objectar ... Respeito o livre arbítrio, concordando ou não.

O que realmente me "mexeu", foi a análise feita ao perfil da menina.
Era dito : "Ela é ingénua, atiradiça, divertida, INCULTA (!!!) e muito popular"  (sic) ...

E continuava, no seguinte teor ... As "pérolas" de Cátia :

- " Gostava  de visitar a Península Ibérica"                                                                                    
- " África fica a norte de Portugal"                                                                                         
- " A capital da Itália é Veneza"                                                                                     
- "O maior mamífero à superfície da Terra é o dinossauro"
- " Se calhar no globo só aparecem as capitais.
    Se calhar o Dubai está lá dentro"                                                                                        
                                                                                     
 (referi apenas alguns exemplos, dado que o meu intuito não é obviamente explorar esta vertente)

Nesse ponto da leitura já eu espumava, já os olhos me "pulavam" nas órbitas, de arregalados, já eu quase não me continha com uma vontade louca de largar uns quantos impropérios, soltar uns quantos palavrões ...

Tristeza de sociedade, tristeza de país, se calhar tristeza de Mundo ... miséria humana no seu melhor, exibida e explorada, como se o ser humano fosse macaco de circo!...

Isto tudo num país em meio de uma crise brava ... talvez também, por causa da crise brava .
A situação social de precariedade a acentuar-se, de falta de perspectiva ou horizontes, de falta de trabalho, acarretando desistência, desmotivação, cansaço acrescido... leva a que : por um lado, a necessidade de ascensão social  a qualquer preço (acenada por este tipo de programas, de facilitismo, de "abundância" imediata e sem mérito ou esforço), surja como luz ao fundo do túnel ...
por outro, e na vertente oposta, leva a que se consuma, se devore, se utilize miseravelmente o irrelevante, o menos bom do ser humano (exposto como "carne p'ra canhão"), a "fofoca", a exposição das vidas pouco ou nada transparentes dos pseudo-vips e dos que o querem ser ... como sendo assuntos "extraordinariamente" invejáveis e importantes, para o comum dos cidadãos ... uma forma de alienação através de vidas desinteressantes e cinzentas.

Penso que este estado de coisas é revelador do "analfabetismo" formal, da "iletracia", do "obscurantismo" de um povo pouco habituado a pensar, a questionar, a ter sentido crítico, a analisar, a "escolher"...
um povo em que, um filho utiliza a denúncia pública do próprio pai (como protagonista de crimes hediondos), também num programa televisivo, para se catapultar a candidato ao mesmo !!!...

Refiro ainda, porque me choca brutalmente, o papel de insensibilidade, irresponsabilidade e exploração, de alguma comunicação social, que "vende" a qualquer preço, indiferente exactamente à incapacidade, à ignorância, à vaidade, à leviandade e à credulidade ... em suma, à estupidez do ser humano.

Penso que deveriam existir órgãos seriamente reguladores deste tipo de artigos, por intencionalmente falaciosos, oportunistas, imorais!...

Enfim ... "tudo isto existe, tudo isto é triste ... se calhar, tudo isto é FADO!!!...

Anamar

5 comentários:

Anibal disse...

Os meus Parabens, simplesmente fabuloso este seu Post, concordo inteiramente com o seu ponto de vista, aliás digo-lhe um País que valoriza este tipo de situações está sem qualquer sombra de duvida a precisar de uma reforma profunda na sua Sociedade, privilegia-se o superfluo em detrimento do essencial, está na hora de voltarem os Quadros de Honra às Escolas e penalizar devidamente os que cultivam o desleixo e a falta de cultura sintomas de uma Sociedade em decadencia. Brilhante sem duvida o seu ponto de vista, os meus sinceros Parabens.

Anónimo disse...

Anamar,
Adorei esta sua análise, a menina está no seu melhor, Obrigado.
Um seu admirador
Jonas

Anónimo disse...

Fabuloso.
Augusto

anamar disse...

Olá boa noite

Melhor mesmo responder aos três...rsrsrs

Espero que não me levem a mal, mas como há consonância de opiniões, tomo esta liberdade.

Bom, eu pouco tenho a acrescentar ao que postei...Apenas reiterar a
minha indignação e o meu lamento, pela sociedade desestruturada que se está a implementar dia a dia...

Um abraço aos três e apareçam sempre

Anamar

F Nando disse...

Isto tipo de programas são feitos com o intuito de explorar uma ou outra fraqueza ou esmiuçar a vida privada até aos pormenores mais sórdidos e é disto que esta gente gosta...
Não sou adepto de futebol e cheguei a desejar não sermos apurados para o Euro 2012 tudo isto pelo que é previsivel a tal exploração dos "casos" e as paixões que isso trás e assim se vai gerindo a crise...
Somos de uma geração que eramos "castigados" por ler de mais ("apaga a luz"; "dás cabo da vista a ler ás escuras";...) e isso nos deu um capital cultural e de conhecimento que nada tem a ver com cursos...
Este é o nosso Fado...