sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"DE NOVO...NÃO!"...

Hoje é o primeiro dia em que começo a convencer-me das evidências, que se calhar quis, por defesa, escamotear para mim : a Rita está realmente doente, e apesar de só ter uma maior certeza no próximo dia 11, dia em vai fazer uma nova Ecogafria para estabelecer a equiparação à que fez há cerca de um ano, começo a apavorar-me com a ideia de que o possível diagnóstico se confirme : um linfoma.

Hoje é o primeiro dia em que está absolutamente "desligada" do que a rodeia, embrulhada no robe fofinho sobre um saco de água quente, um olhar apagado, não ronrona às minhas festas, não vem deitar-se aos meus pés ao calor do aquecedor...e está, como dizia a minha empregada há pouco (e eu sinto isso perfeitamente), cada vez mais magra. A Rita está por metade do que era...
Está a ser medicada, e hoje até nem se debateu tão veementemente contra a toma dos medicamentos, como habitualmente o faz...

Entretanto de hoje exactamente a uma semana, no próximo dia 10, faz um ano que o Gaspar nos deixou, e a sua ausência, sentida particularmente pela minha mãe, é-o também por mim, sempre que vou à Verdizela.
Aquela casa vai estando amputada de presenças que lhe eram inerentes.
As suas recordações, as suas imagens, estão absolutamente nítidas nas nossas mentes, já não falando nos nossos corações...

Se a Rita também me deixar, se a Rita também for embora, esta casa ficará definitivamente deserta de afectos...
Agora, sem que fale comigo, olhamo-nos, comunicamos, dorme junto ao meu corpo como um ursinho de peluche, sinto-a respirar....é um ser vivo que está ali, junto comigo...
Depois...bem, depois não sei como será, não quero pensar como será, não quero sentir como será....

Sei que não estou preparada para deixar a Rita ir embora, como o Óscar foi há já um ano e meio, e cuja ausência está presente por aqui...
Dizia eu na altura, por que temos efectivamente que sobreviver aos nossos bichos, se, seguramente, ninguém nos retribuíu nesta vida o afecto, a dedicação, o amor, com tanta dignidade, com tanto desinteresse, sem um pingo de exigência, censura ou cobrança??!!
Só pode ser mais uma das injustiças da Vida, só pode ser mais uma brincadeirinha de mau gosto com que ela nos premeia...

Acho que já contei, a Rita foi-me legada em herança, na "partilha" do namoro entre a minha filha e o namorado.
Foram quinze centímetros de gato encontrados no motor dum carro, onde se enfiara. É um europeu, de pelo batido, mas que tem uma particularidade que nunca vi em nenhum outro : A Rita é totalmente simétrica na pelagem, o que me lembra uma mariposa, e o que a torna perfeitamente "sui-generis" e muito bonita.
Acresce que veio para cá como gata, e pregou-nos uma "partida". Mas dado o adiantado dos acontecimentos, Rita ficou...

Foi viver, ao ser recuperada da rua, para uma residência universitária de rapazes, que desde fazerem da Rita bola de jogar, a fazê-la de "skate" no corredor da casa....todas as tropelias lhe eram infringidas...
A Rita passou a viver escondida num roupeiro, e passou a ter medo de tudo. Ainda hoje, passados talvez onze ou doze anos, quando ouve a campainha da porta, corre, procurando protecção, para debaixo da mesa que lhe está mais perto....
Passar a viver aqui em casa, foi para a Rita, a recuperação da paz que lhe faltava, tornou-se um animal "agradecido", que não conhece o poder dos dentes, nem das unhas...boa companheira e extremamente meiga.

Adoeceu, depois do Óscar nos ter deixado...o seu companheiro de todas as horas....

O "veredicto" tê-lo-ei daqui a uma semana....mas não é justo que a Rita , à semelhança do Óscar, também me vá deixar!!...

Anamar
Posted by Picasa

Sem comentários: