sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

" ELEGIA DO AMOR "



O "dia do amor" está a chegar ...

Ahahah ... como se devesse haver um dia para o amor !
Como se o amor fosse de datas, como se o amor fosse entre mim e ti ... entre mim e nós, e não devesse ser entre mim e o Mundo, nesse e em todos os restantes dias do ano, de todos os anos !!!

A "irisipela" que contagia quem dele não se lembra a maior parte do tempo, simplesmente porque não o tem no coração, começa a "sentir-se". "Ouve-se" claramente o "brouhaha" de alguma que outra compra, com ursinho, sem ursinho, com coração ou não ... sempre vermelhos porque, em tese, o amor é ardente, e vermelho é a cor do fogo, da chama da paixão.

Já escrevi muito sobre este dia, todos os anos é recorrente que este é um tema sempre apelativo, e portanto já o abordei de vários ângulos, que pretendo não repetir.
Continuo no entanto, a manifestar-me acérrima opositora dos tais dias "de decreto", como lhes chamo ... das tais hipocrisias sociais determinadas por calendário de homens ... e nada há de mais "falível" que o Homem !

Quando todos os dias as queixas na APAV aumentam, quando ao longo do ano os homicídios entre casais se verificam, os maus tratos domésticos disparam, os crimes de abusos sexuais contra crianças, em casa mesmo ( no núcleo familiar que deveria ser intocável ) crescem, o abandono, negligência e exclusão social, de idosos escorraçados também das suas gentes de sangue ... quando a desumanização "se sente" a progredir exponencialmente a olhos vistos, quando não conhecemos o nosso vizinho de prédio, quando o país, a sociedade, o Mundo se desresponsabilizam de "AMAR" ... vêm falar-me em Amor ??  Em dia de rosas vermelhas com corações aos pulos ??!!...

Não quero ser "velho do Restelo", não quero ser do contra sistematicamente, não quero ter inevitavelmente "mau feitio", mas por favor ... parem de inventar e pratiquem ... pratiquemos mais, muito mais !!

Tudo aquilo, são formas de ausência de amor, e o amor não é propriedade privada e particular, dos namorados e casaiszinhos de adolescentes, quando o céu está sempre azul e o sol sempre brilha !
Quando a vida corre cor-de-rosa, por macia ... e macia porque as vivências ainda não lhes mostraram que o "caldeirão", tem mais, muito mais lá no fundo ...

O amor semeia-se, cultiva-se, aduba-se, rega-se, acarinha-se .
O amor sonha-se, deseja-se, protege-se e pratica-se ...
Exige-se que seja festejado todos os dias das nossas vidas ... quero festejá-lo todos os dias enquanto viver ... deveria ser a mola impulsionadora deste Mundo desencantado, em que moramos ...
É universal, é lato, é generoso, é de coração sem portas, e não simplesmente o amor das rosas vermelhas, compradas a correr, só porque inventaram que o S. Valentim havia de ser protector das floristas, num belo dia de Fevereiro de cada ano !!!

Não me alongo mais !  O meu "protesto" fica ... vale o que vale!...

Mas como do AMOR, o tal com quatro letras todas maiúsculas, sou uma "devota", e praticante até exagerada ... o Amor afinal glosado de todas as formas, por todos os poetas, transversal a todos os tempos ... o Amor que nunca se gasta, cantado por tantas bocas, que nunca se exauriu nem "vulgarizou" ... o Amor por AMAR, tão simplesmente ... o Amor imaterial, que passa em "cordões invisíveis", que nos enleiam porque somos gente e nos tocamos ....

A esse ... faço-lhe aqui uma elegia, uma elegia no feminino ... pela voz imortal  ( que como ninguém o expressou ), de Florbela Espanca, mulher ... eternamente mulher de sonhos e paixões, de sentimentos e devaneios, de loucuras e de dor .....porque AMOR, afinal ... também rima com DOR !!!...

E, como não poderia deixar de ser, pela voz do maior poeta português ... Luís Vaz de Camões !!!...


 Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente! 
                                                                                                         Florbela Espanca


  Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor? 
                            Luís de Camões
 
  Anamar

9 comentários:

Anónimo disse...

Sabe Anamar,
Não entendo minha querida, o que tem contra o Dia dos namorados.
è tão xiro, nesse dia o meu Zé , leva-me a passear de mão dada é mesmo xiro, devia experimentar.
Um beijinho
Felisberta

anamar disse...

Faz muito bem Felisberta

Aproveite enquanto tem Zé, enquanto tem vontade de namorar...e enquanto há "dia"....rsrsrs

Olhe, eu nada tenho contra....digamos que a favor (como leu) também não!!!!

Confuso, certo??

Beijinho para si, e feliz S.Valentim!!! O Zé não vai esquecer a rosa vermelha, estou certa....

Anamar

F Nando disse...

Tambem acho que é mais a parte comercial que a passional a comandar esse dia.
Hoje é o dia da Felicidade - como se a felicidade não fosse um objectivo de todos os dias...
Enfim eu acho que se devia de instituir um dia dos não-dias!
Bjs

anamar disse...

Apoiado Fernando ! Muito bem visto! Estou nessa!...

Infelizmente a sociedade de consumo, ao invés do sonho.... "vai comandando a Vida!!!!

Beijos

Anamar

Anónimo disse...

Diga-me não gosta de namorar ?
Jonas

Anónimo disse...

Olhe Anamar, o dia de S. Valentim tem uma virtude alem da de dinamizar o comercio.
Lembrar que o namoro faz falta.
Jonas

anamar disse...

Olá Jonas

"Lembrar que o namoro faz falta"....se calhar que o amor faz falta ....se calhar lembrar que olharmos p'ra quem amamos faz falta ?...oh Jonas !!!! Acha mesmo que é preciso "um dia"....ou será coisa de todos eles??!!???

Não acredito!...

Quanto à dinamização do comércio ...também me sinto de "candeias às avessas" consigo. Resquícios ou imposições de uma miserável sociedade de consumo em que vivemos!!!

Comprar bens materiais, com tantas flores do campo, lindas, mimosas, gratuitas, à nossa disposição p'ra oferecer!!!

Achava-o mais romântico!!! :))

Um beijinho e olhe....parece que devo desejar-lhe então, feliz "Dia dos Namorados" !

Anónimo disse...

Olá Anamar,
entendeu "desancar-me" por ser mordaz em relação à parte comercial do dia dos namorados, mas sabe hoje é dia dos namorados e os comerciantes rejubilaram com as vendas embora queixando-se em relação a anos anteriores. No resto concordo totalmente consigo e faço uma inconfidencia, sabe qual a prenda que ofereci hoje à minha namorada? enviei-lhe pelo correio flores do campo, sabe o que ela me ofereceu ? uma carta de amor linda e um livro. Sabe adorei a carta de amor , vieram-me as lágrimas aos olhos, sabe porquê? porque já sou um cinquentão longo e fiquei muito, muito emocionado. Por isso tambem gosto muito daquilo que a Anamar escreve, sabia? porque é de certeza uma pessoa muito humana e mt. sensivel, sortudo sem duvida tambem o seu namorado.
Jonas

anamar disse...

Bom Jonas

Não precisava detalhar-me tão íntima inconfidência...Mas agradeço a sua atitude de qualquer forma.

Sorte os dois, porque ao que parece têm "linguagens" próximas, o que é determinante para a felicidade de um casal.
Está portanto de parabéns! Ou melhor...estão-no ambos!

Quanto ao resto que me diz...o meu OBRIGADA!

Um beijinho

Anamar