domingo, 19 de fevereiro de 2012

" A VIDA, ESCOLHE-SE VIVER ... OU NÃO " !


"A Vida, escolhe-se viver ... ou não" !...

Esta frase "caiu-me" em cima, vinda não sei bem de onde, mas perturbou-me, atormentou-me e obrigou-me a colocar aqui, o que se me ofereceu a respeito.

Saí de casa porque precisava que o sol me inundasse, me devassasse, me penetrasse até à alma, que estava a teimar em ficar escura, logo num dia espantosamente luminoso.
E vim para um banco qualquer, de um jardim qualquer, em que a única condição era estar banhado de sol.
Passam por mim  "passeadores" deste domingo de Carnaval, em "passeios de tristes" ( se calhar, tão tristes como o meu, sei lá !...), com criancinhas disfarçadas, bem ou mal disfarçadas ... se calhar tão disfarçadas quanto o estamos todos, nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano ... sei lá !...
Não estou "de Carnaval", estou antes de quarta-feira de cinzas, numa Quaresma prematura vivida por antecipação, e de facto neste meu recolhimento de "Paixão", a dita frase martela-me ...

Escolher viver a Vida ou escolher não viver a Vida, é a dicotomia mais pungente que se coloca ao Homem todos os dias.

Quando somos crianças, a nossa realidade não traz grandes agruras ou aflições.
Sem nos questionarmos de nada, até porque a idade não nos pode obviamente consciencializar a propósito, vamos somando dias, numa leveza de alma, como é a alma dos inocentes ...
A estrada está em início, o piso ainda é plano, os obstáculos são diminutos ... são obstáculos infantis apenas, os que nos perturbam o rumo!
Na generalidade temos ao nosso lado quem nos "adoce" o terreno, quem nos oriente nas encruzilhadas, quem nos trate os "joelhos", se os esfolarmos ...
Ansiamos que o tempo corra, porque o estatuto de "gente crescida" com direitos ( que nos piscam os olhinhos desde já ), só se alcançará adiante.
Nesta altura, não tem portanto erro !...
Escolhemos caminhar, de preferência quanto mais rápido, melhor !

E continuamos ... a estrada é longa, os acidentes do terreno começam a surgir, nem sempre há sombras de descanso, por vezes a "paisagem" torna-se agreste.

Mas nada de maior !!!

Nada  que a juventude que detemos não resolva, nada que as nossas reservas de confiança ( em nós e nos outros ), de esperança ( em nós e na Vida ), de sonhos ( muitos ainda só sonhados ) ... se mostrem incapazes de ultrapassar ...

E mesmo começando a ser trabalhoso, às vezes cansativo, às vezes difícil ... continuamos a escolher viver, seguramente ...

Neste período das grandes realizações pessoais, da efectivação de grandes projectos, do alcance da maior parte das metas que nos propuséramos, como pessoas ( integradas já então em núcleos familiares próprios, profissionais e sociais ) ... nem se coloca a questão de opção entre escolher ou não "VIDA" !
Esse é de facto, o nosso desígnio, de tudo fazemos para o alcançar, vida vivida é a nossa escolha, é o nosso desiderato.

Apenas, ela continua implacavelmente ... e numa bela manhã, acordamos com a "mala" que transportáramos, tão pesada e tão penosa de carregar, que nos olhamos no espelho e nos perguntamos porquê.
Porquê subitamente apercebemos um cansaço estranho, um esforço esgotante, uma necessidade de sentar, parar, rever, reequacionar o trabalho de casa ??!!...

O espelho devolve-nos uma imagem surpreendente ...
Os cabelos embranqueceram, os olhos preguearam, as mãos encarquilharam, as costas curvaram, os pés embaralharam-se, os passos saíram incertos e titubeantes ... a marcha mais e mais indecisa ...
E aí,  percebemos que o coração claudica na proporção da ausência de vontade, de sonho, de desejo ...
Na razão directa da falta de força de alma, de aposta, de convicção ...
Na realidade, já não acreditamos em muita coisa, já nos dá uma "mão de obra" tramada, ir à luta ( mesmo pelo que nos fazia absoluto sentido ... ), já nos esgota sequer esperar e sonhar, já não nos vale a pena a fé no que quer que seja ...
E é aí que se coloca prementemente a questão : " O que vamos afinal escolher " ? 

Viver ou não, o que nos resta ??!!
Lutar ou não, pelo que sobrou ??!!
Juntar ou não os cacos espalhados, ( já nem sabemos onde ), ou cultivar o cansaço, a desistência que nos quer tomar conta ??!!
Tocar a reunir ... ou deixar que o "exército" ( que ainda possuímos embora não acreditemos bem ), se desmembre ??!!
Respirar fundo e oxigenar o coração e os pulmões para o que nos enfrenta ainda ... ou morrer por sufocação ??!!
Escancarar os olhos que já nos defraudam, e ver o azul do céu e do mar, ainda que lá longe ... ou perpetuarmos a noite que parece ter irremediavelmente descido ??!!
Sair de casa, sairmos de nós, e irmos por aí, à procura de um qualquer banco de um qualquer jardim, onde o sol não regateie aquecer-nos o corpo e "descongelar-nos" o sonho ... ou praticarmos o imobilismo de trancar as portas da alma e do coração ??!!

E porque "viver" se aprende, simplesmente "vivendo" ... EU ESCOLHI VIVER !!!...

Anamar

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem! Os arranjos que fazes com as palavras são muito interessantes, lê-los dá prazer, que tu também sentirás ao escrever.Verdade?
Malmequer

anamar disse...

Olá Malmequer

Obrigada...sempre amiga, sempre gentil....sempre benevolente!

Mas o que importa é que gostes....eu, adoro o que escrevo, adoro escrever...preciso-o,como sabes!

Beijinho

Anamar

Anónimo disse...

Olá Anamar,
com problemas na net não tenho com tanta facilidade acedido ao que escreve e faz-me falta sabe ? habituei-me à sua leitura.
Escreve muito bem, tem uma análise que faz falta nos tempos que correm, nem tudo são problemas, nem politica, nem crise, existe vida no dia a dia e é isso que nos alerta.Obrigado por isso,
Jonas

anamar disse...

Olá Jonas

Pois...existe vida!....
Quero acreditar que sim e que não faço "bluff" ao afirmá-lo...
É que para além do mais, sou uma péssima jogadora!...

Abraço

Anamar