quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

" MAIS UMA RECAÍDA "

Este Janeiro continua lindo !

Parece prenunciar uma Primavera antecipada, pelos dias claros e ensolarados, pelo tempo seco e pouco frio.
Custa-nos a acreditar que ainda possa vir chuva, neste cenário .
Os pássaros já chilreiam, a minha gaivota já deixou mais a praia, e já me aparece por aqui de quando em vez.

Hoje fui com a minha mãe ao teatro. Foi o seu presente de Natal ... vai hoje recebê-lo, portanto.

Para mim, é simplesmente mais um domingo profundamente vazio ...
Não tenho nada sobre que escrever, nenhum assunto ou tema que me mobilize, mas preciso fazê-lo, porque tenho uma "escorrência" inquieta, que só me pacifica se o fizer.

Há tempos atrás, ocupava estes fins de semana sem história, indo até ao rio, e por lá me sentava, perdida, com o olhar perdido também ...
ou ia até Belas, ler, ao sol, no café, simpático por sinal, sobre o golfe, sobranceiro àquele verde, àquela paz, àquele sol ...

Agora noto um estranho imobilismo em mim. Uma falta de vontade de me mexer, de me sentir viva.
Os dias são curtos, as noites longas ... e dou por mim com a noite a tombar-me num ápice, fora da janela, mas sobretudo cá dentro ... dentro do meu espaço e dentro de mim.
Experimento outra vez a velha sensação de desistência, de não valer a pena, de cansaço e abandono.

Será sina minha??
Por que ironiza sempre a Vida comigo??
Por que não consigo ter, como outras pessoas, uma vida dita "normal", pacata, sem demais sustos, angústias, atropelos?...
Uma daquelas vidinhas sem altos, sem baixos, de mar flat??!!

Só por si, os tempos que correm já o são de turbilhão e montanha russa para todos ;  já o são de sobressaltos, conturbações e emoções nem sempre pela positiva, ou muito pouco pela positiva, para que os espíritos andem perturbados, assustados, inquietos ...
Se juntarmos a isso, este meu estado de espírito que hoje me assalta, temos um "mix" absolutamente explosivo.

Serei exigente em excesso, com esta coisa que apelidaram de "destino" ??!!...

Destino ... fado ... karma ??!!

Não consigo encaixar-me neste "fato", não feito por medida, e que por isso não me assenta, não me serve, não me satisfaz ... me incomoda .
Será que a minha concepção de Vida é deturpada ??

Eu, que até gosto ( e aqui tenho referido muitas vezes ), de a viver "a mil ", pareço claudicar neste momento.
Um sentido cansaço,  parece dominar-me ...

Que se passa comigo ??

Voltamos à velha história que aqui reflicto muitas vezes.  Terei uma imaturidade perene ?
Terei ficado parada emocionalmente lá atrás, e ainda focalizo tudo com o meu tradicional, quanto infantil, "olhar naïve" ??

Mas porquê ?

A vida já me ensinou demais.  Os anos que por mim passaram ( e já são muitos ), já me distribuiram "lambada" que chegasse ...  Talvez culpa minha, talvez exclusivamente responsabilidade minha, talvez incapacidade de gerir o meu próprio destino.
Não reclamo !  É objectivo !... É assim !... Foi assim !...
Aprendo pouco e mal ...  Sempre sou uma aluna relapsa, que provavelmente faz pouco o trabalho de casa, ou que então vive à margem de regras, encolhe os ombros às mesmas ...

Não sei !!!

Amanhã talvez seja outro dia !...

Isto hoje foi um desabafo, foi um post de "chacha" ( de que me penitencio ) ... foi apenas uma recaída !!!...

Anamar

Nota : Este post está a ser publicado com o atraso de dois dias, pois foi escrito no passado domingo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Anamar,
A sua escrita continua surpreendente, mas interrogo-me se lê Jornais ou vê Televisão. Estamos no maior turbilhão económico na nossa Europa, serei provavelmente muito mais velho que a Anamar, e como fui funcionario de multinacionais, o tradicional descanso de fim de semana "regra de ouro" para a maioria dos meus concidadãos, para mim e meus colegas nos anos 70 do Sec.XX, eram já uma miragem, porque se tinham que atingir objectivos para se poder manter o nivel de vida. Profissões liberais como Médicos e Advogados, partilham desde sempre esta ausencia de descanso de guerreiros a que a maioria das pessoas estava habituada. Pois Anamar esta sua nostalgia será compreendida e aceite pela grande maioria dos nossos concidadãos, outros como eu, tem curiosidade em saber o que é.
Lembre-se Pensamento Positivo sempre, pois a seguir aos tempos dificeis, melhores dias virão, diz o nosso Povo na sua infinita sabedoria.
Jonas
(Um admirador confesso da sua escrita)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
anamar disse...

Olá Jonas

Pois, por estranho que lhe possa parecer, leio jornais e até vejo televisão, imagine!

O Mundo está em turbilhão, a Europa está em turbilhão, a nossa "casa" está em turbilhão!

Também sei perfeitamente, sem que para isso tenha precisado trabalhar em multinacionais, das exigências feitas aos profissionais da área, cada vez maiores, nesta era de competição desenfreada.
Quanto às profissões liberais, também conheço bem demais os meandros...

Não vivo noutra galáxia, nem me escudo, ou encolho ombros, às dificuldades que afinal nos atingem a todos. Refiro-o aqui mesmo, neste meu post de "chacha"!

Apenas, respeitando e MUITO os problemas e dificuldades REAIS e OBJECTIVAS, diria de todos (uns mais que outros, óbvio...), e para mal dos meus pecados, sempre me impera esta vertente desajustada, do domínio do emocional, face ao real...
Azar o meu, imaturidade, infantilidade... eu diria..."SENSIBILIDADE", se calhar exacerbada... (espero que depois de mim, se tenha perdido a "forma"...para bem de todos).

E porque este meu canto também é espaço de lamentação, mágoa, intimismo, sinto-me no direito de ecleticamente postar aqui os mais variados assuntos, nem que isso seja um abrir de buraco na areia, e gritá-los lá para dentro...

De qualquer forma, agradeço o seu comentário, invejo o seu "Pensamento Positivo Sempre", e quando se sentir defraudado com o que escrevo (visto ser meu "admirador confesso"), sugiro-lhe, como o faço sempre, que... vire a página...ou pule o post...para não correr o risco do seu Pensamento passar, por simpatia, de Positivo a Negativo...

Um beijinho grande e......SORRY

Anamar

Anónimo disse...

Anamar,
agradeço a sua resposta, perdoe se fui injusto na minha análise. Mas parece-me que é jovem demais, espero que o seja pois em pensamento o é com toda a certeza. Será que estarei errado? penso que não.
Jonas