quinta-feira, 3 de julho de 2008

"VÃO POR MIM..."






"Amarula" é um licor preparado do creme ou da fruta, da árvore africana Maruleira, também chamada "Árvore do Elefante" ou "Árvore do Casamento".
A árvore cresce numa única área em todo o planeta: a savana africana (África subequatorial), e não é cultivada pelo homem.

Este licor passou a ser comercializado em 1989.
A bebida tem um sabor suave, parecido a caramelo, e pela associação da árvore da marula com os elefantes, o fabricante do mesmo, tornou este animal o símbolo da marca comercial e suporta um programa de preservação desta espécie, na África do Sul.

A árvore da marula possui relevância no reino animal, nos ritos e na lenda humanos.
As árvores em si não podem ser cultivadas e portanto, a fruta deve ser colhida na natureza, onde permanece amadurecendo sob o sol de África.
À medida que amadurece, a pele dos frutos torna-se amarela clara, com a polpa branca ao redor de um grande caroço.
Rica em vitamina C e com a semente cheia de óleo natural, essa fruta suculenta atrai os animais das planícies, com a promessa de um banquete natural

Os animais que mais apreciam os frutos, são os magníficos elefantes africanos, que chegam em bandos e balançam energicamente as maruleiras para que a fruta caia.
Quando cai no chão, começa a fermentar, espalhando um odor adocicado e atractivo e um sabor e um conteúdo levemente alcoólicos, responsável por uma verdadeira "bebedeira colectiva" de todas as espécies que com ela se deliciam...

Como é o majestoso elefante africano que pasta nas planícies, o mais particularmente atraído pelos frutos maduros, fez com que os habitantes locais chamassem à maruleira, a "Árvore do Elefante", como já referi.

De acordo com os mitos e lendas antigas, a árvore também possui neste contexto, uma posição significante.
Assim, entre algumas tribos, a maruleira também é conhecida pela "Árvore do Casamento", pois acredita-se que os seus frutos têm propriedades afrodisíacas especiais, e muitas cerimónias de casamento são por isso, realizadas debaixo desta árvore.
A casca da maruleira é ainda utilizada para diversos fins, tais como poder determinar o sexo dos filhos, tratar dores de estômago e até mesmo curar o sarampo.

Mas, incontestavelmente, a razão pela qual a Árvore da Marula é tão especial e apreciada pelos humanos, advém da sua fruta, que ingerida pura, gelada, transformada em cerveja, gelatina ou geleia e mais recentemente no nomeado "Licor de Amarula", é sempre espectacular!...

Vão por mim...eu posso testemunhar isso mesmo...e não sou "elefanta"!!...eheheh!!!








Vou oferecer-vos agora, (absolutamente de borla, vejam bem....), a receita do "licor dos deuses", (chamo-lhe eu...), depois do qual, vos juro...NUNCA SE FICA TAL E QUAL!!... (só não sei se mais parecidos com o elefante, com o macaco, com a avestruz...enfim, dependerá de cada um...eheheh!!!)






INGREDIENTES: - 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 200 ml de conhaque
- 5 colheres de sopa de chocolate em pó
(isto para 6 porções)

MODO DE PREPARAR: Bata o leite condensado, o creme de leite, o conhaque e o
chocolate, energicamente.
Disponha em garrafas e gele.....

AND GOOD LUCK!!! (depois digam-me como foi)

Anamar

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou mesmo precisando...
Vou experimentar, depois digo-te (provavelmente, logo que recupere)
Bjs
Marialenaspacebláblá

anamar disse...

É "tiro e queda"!!!
Bom como "o caraças"!!! (sorry...)
Bj
A

Anónimo disse...

Nunca tinha ouvido falar na árvore da marula. Não haja dúvida que saí mais rica depois do que li. Quanto à bebida... só se for para dormir três seguidos.
Bjo
(quem sou?)

anamar disse...

Não será difícil!!!! (acho).Quanto à bebida, só testando...Faz isso em ti, que nem uma experiência de Química!...rsrsrs
Bjinho