sábado, 16 de junho de 2012

" AINDA ONTEM !... "

 
As minhas crianças estão a crescer !

A Vitória completou ontem 8 anos, o António nos seus quase 11, tem o perfil de um "gentleman" em ponto pequeno.
É o tipo de rapazinho calmo, "low profile", muito "na dele", com postura protectora dos irmãos.
É um miúdo muito interessado em tudo o que ouve, conhece, lê ... em tudo o que o rodeia.
Eu diria que tem um nível de conhecimentos, superior à mediania para a sua faixa etária.  Lê muito, aliás nunca adormece sem que um livro lhe "feche a pestana" ...
Desde cedo o António voa entre Portugal e a Suiça, onde reside o pai, entregue à tripulação de bordo dos aviões.  Fazem quase parte da sua rotina, estas viagens frequentes.
Por vezes permitem que voe na cabina dos comandantes, o que vai ao encontro da sua curiosidade, e o que lhe suscita desde já, o gosto pela aviação, a ausência total de medo, e a vontade já expressa de ter como profissão, um dia, os comandos de uma aeronave.

A Vitória parece ter nascido ontem e já é uma mulherzinha em ponto pequeno, também.
Talvez por ser mulher, e eu ter tido apenas filhas, o meu relacionamento com ela, flui fácil.
Vocacionada para o exercício físico, desde bem pequenina, é uma desportista nata e uma promissora ginasta.
Percebe-se que tem como referência o irmão mais velho.  Penso que se esforça para, escolarmente, não lhe ficar atrás.
É uma criança desinibida, conversadora, de fácil relacionamento com qualquer pessoa.
Não é raro que numa conversação, ultrapasse alguma timidez do irmão, e se apreste a dar respostas prontas, opiniões, esclarecimentos, a alguma pergunta que lhes seja dirigida.

Sempre que me chega às mãos um e-mail que lhes possa interessar, ou que eu julgue importante na sua formação, reencaminho-o para a mãe, a fim de que lho mostre.
Num destes dias enviei um pps sobre gatos.
O gato é um animal que eles particularmente conhecem.  A tia tem dois, eu tenho um, coisa que sempre os deixou "loucos", quando vêm a minha casa, e com ele querem forçosamente brincar.
Esses dias são dias de "terror" para a Rita, que habituada ao sossego de uma casa sem crianças, corre a enfiar-se no reduto onde se sente mais protegida, o que sempre os frustra, obviamente.

Neste momento eles próprios detêm uma gata persa, a Kuka, que muito mais que gata, é um verdadeiro boneco de peluche, o que os delicia no seu quotidiano.

Não resisto aqui a transcrever o e-mail com que a Vitória respondeu ao meu, e que me deixou embevecida, devo dizer ...

" Avó Margarida
Os gatos são muto preguiçosos. Passam horas a dormir. Quem me dera que fosse assim para os humanos. Quem me dera que não houvesse crise e fossemos como os gatos, mas pelos vistos não somos.
Adorei as fotografias que enviou, porque é verdade que eles são assim.
Beijinhos e tive satisfaz bem que é o máximo no teste de aferição de língua portuguesa.
Beijinhos
Vitória "


As minhas crianças estiveram comigo há dois dias atrás, o que, até por não ser muito frequente, sempre me gratifica e simultaneamente me enternece.
Como estou demasiado tempo sem os ver, ocupo uma posição privilegiada, para que não só aproveite de um comportamento de educação e obediência  - que advém do respeito que se tem com quem não se está frequentemente - como também estou em condições excelentes, para observar e analisar o seu crescimento, o seu desenvolvimento, as facetas da sua evolução .

E realmente, dou por mim a pensar que ainda "ontem" a mãe e a tia tinham aquelas idades, aquele tamanho ... aquelas "figurinhas" ... e ainda "ontem" era eu que vivia as ansiedades, as preocupações, as esperanças, as expectativas no futuro ... que ainda só espreitava !...

Ainda "ontem" !!!...

Anamar

Sem comentários: