sábado, 30 de junho de 2012

" INEVITÁVEL "...


" Tudo o que não tem remédio, remediado está ", diz a voz do povo.

É bem verdade !
Quando sentimos que nada mais passa por nós na resolução do que quer que seja, apenas há que encarar, interiorizar a impotência, tentarmos por-nos de novo em pé e seguir adiante.
Perante uma dificuldade, deveremos simplesmente parar e pensar se esgotámos ou não, tudo o que dependia do nosso empenhamento para a solucionar.
Se sim, a inevitabilidade está instalada, ou seja, dali para a frente, o rumo dos acontecimentos não será mais, ónus nosso.

Perante a contrariedade, há pelo menos uma sensação de alívio, de trabalho feito, de cumprimento tentado.
E tudo isso, sendo aparentemente pouco, cria em nós capacidades de resistência face aos reveses, e artilha-nos psicologicamente para os encarar e os viver, sobrevivendo-lhes ...

O "viver" treina-se diariamente, resulta de quedas e recuperações, resulta de fracassos e vitórias, resulta de perdas e ganhos.  É necessário é que o cômputo seja positivo, o balanço proveitoso ... e isso depende, para lá de muita outra coisa, de um trabalho pessoal de mentalização, de esforço e aposta em nós mesmos, de valorização pessoal e de uma fé nas nossas próprias capacidades e valores.

Acho que atingi já uma fase da vida, em que entre muitas desvantagens inerentes, pelo menos me proporciona um "know-how", um estatuto que tende a ser equilibrante, um "savoir-faire" que me obriga a encarar e a relativizar tudo e todos.

Por outro lado, as aprendizagens acumuladas terão que forçosamente dar frutos.
E aquilo que seria um drama, talvez já o não seja, e aquilo que me matava, talvez já tenha antídotos dentro de mim, inoculados pela própria Vida.

Os seres vivos, todos, mesmo os considerados irracionais, mesmo as plantas e os microorganismos, estão "monitorizados" é o termo, para todo o tipo de situações, às quais, por sobrevivência, têm que ter capacidade de resposta.
Todos estão munidos de artifícios naturais, condições de adaptabilidade, mimetizações, defesas ... as mais variadas, para que não sucumbam às "intempéries" da existência.

Ao Homem, ocupando que está o topo da pirâmide, acrescem-lhe responsabilidades, são-lhe exigidas respostas de inteligência, racionalidade, pragmatismo, clarividência .

Não é fácil !  Nunca é fácil nem simples !...

Eu, e se calhar qualquer pessoa, sou de altos e baixos, ou seja, perante este "discurso" exaustivo de racionalismo, até parece que arregaço as mangas e avanço com toda a determinação, força e ânimo, para o que se me depara ...

Nada disso !

Esforço-me para isso, devo reconhecer, sinto em mim mais alguma robustez mental e anímica para partir à luta, mas penso que isso se deve mais a alguma / muita "endurance" e carapaça que a Vida me obrigou a criar, do que propriamente a uma inteligente modificação de personalidade ou forma de ser e estar.
Essa, com muitas mazelas e cicatrizes,  é intrinsecamente a que morrerá comigo, tenho a certeza !

Só que, até quem é atirado à água sem saber nadar, tenta fazê-lo, não é verdade ??!!

Por outro lado, penso que o desencanto, o cansaço, a perda do que costumo chamar de ingenuidade, que é aquela forma "naïve", ainda incólume, doce, crédula ( por não magoada ), com que começamos as nossas caminhadas, foi esmorecendo, vai-se diluindo dolorosamente por cada aprendizagem negativa por que passamos, e o ser humano vai ficando pior, amargo, ( se calhar só tristemente realista, isso sim ... ), desinveste, começa a escolher solidões a companhias e afectos, em que já não acredita muito, e constata que afinal, como diz a minha mãe nos seus sábios noventa e um anos ... " A Vida é uma ilusão ...  Quando somos novos é que julgamos que não " !!!...

E dessa forma e com essa convicção, creio que continuaremos até ao fim, porque a "idade dos milagres" já lá vai há muito, e porque na verdade, inevitavelmente, como eu afirmava lá atrás ... " tudo o que não tem remédio, remediado estará " !!!...

Anamar

Sem comentários: