quarta-feira, 8 de agosto de 2012

" TARDE DEMAIS "



Uma tarde de praia absolutamente espectacular.  Sol quente, uma brisa acariciadora, que torna o calor do sol suportável.  Mar de maré vazia desde manhã, quando cheguei, e só há pouco começou a encher.

Estou "encarrapitada"  no alto de um dos rochedos que por aqui se espreguiçam, não vá a maré pregar-me alguma partida, e desta tribuna onde estou, tenho o privilégio de ter o mar aos meus pés, as ondas ponteadas aqui e ali, por surfistas ( já não está mais ninguém no banho ) e uma estrada de luz que se acende e torna este mar de azuis e verdes, absolutamente iluminado em prata !

São pouco mais de seis da tarde, o sol ainda vai alto, mas decidi que provavelmente vou ficar neste camarote, até que ele beije o horizonte lá ao fundo.
Afinal hoje ninguém me espera em casa ;  e entre anoitecer-me no meio de quatro paredes, ou por aqui ... não tenho dúvida !

As vantagens ou as desvantagens de viver só !...

Há pouco, falando ao telefone com um amigo, carpia-lhe as minhas mágoas ... sim, porque o ser humano sempre encontra espantosamente mágoas para carpir, ou não fosse por natureza um ser de insatisfação e incompletude.
Ele só me perguntou : " Diz-me uma coisa : tens saúde, não tens ?  Tens meios de subsistência, não tens ?  Então és simplesmente uma privilegiada !..."

As palavras bateram forte e feio, como se costuma dizer, tipo "pedrada no charco" !
Claro que eu sei exactamente isso, e sempre o refiro neste espaço, numa espécie de contrição continuada.
Claro que eu sei ser um privilégio estar aqui, sem horas, no alto dum penedo, absorvendo a brisa salgada da tarde, deixando-me envolver pelo calor ainda intenso do sol, ouvindo o vai-vém das ondas ... deixando-me embalar por elas ... e apenas viver !!

Quando reflicto sobre estas coisas considero-me, obviamente uma mal-agradecida, não reconhecida, injusta para com a Vida, e quase um crime, ainda assim achar que possa ter mágoas ...

Apenas, entre muitos, eu tenho um grave defeito : sempre faço depender de terceiros, de factores exógenos, de altos e baixos da existência, a minha felicidade, de tal forma que nunca a vivencio em plenitude.
Devia sim, procurá-la dentro de mim, deixá-la crescer no meu coração e na minha mente, independentemente e ao invés, dela sempre e só se concretizar de fora para dentro, na dependência de outras pessoas.
E as pessoas são gente, com todas as imperfeições, condicionalismos, indisponibilidades, incapacidades, impotências ...
E defraudam-me muitas vezes.  Certamente eu também as defraudarei em muitas outras.

Só que talvez elas tenham uma inteligência de Vida, uma maior capacidade de defesa, um pragmatismo e uma sabedoria na gestão dos sentimentos, que eu se calhar não vou aprender nunca !

É como se eu só respirasse até ao fundo, se só  respirassem comigo ;
é como se aquela paisagem à minha frente, só ficasse prodigamente colorida, e só fizesse sentido, se outros olhos a admirassem comigo ;
como se aquela música só ganhasse expressão, se representasse algo para mim e para alguém que eu ame ... como se a brisa que corre, só devesse desalinhar-me o cabelo, quando aninhada em braços de afecto ...

Parece que desvalorizo os momentos, as coisas, os cheiros, os sons, a luz e a cor, "de per si" ... parece que eu não sou suficiente para lhes dar significância, parece que eu sou "pouco" demais para ser "alguém" autónomo, um "ser", uma "individualidade" ... por o ser tão incompletamente ...

Isto é um desvio personalístico, é um profundo desequilíbrio emocional, é um erro crasso de "programação" do coração e da alma, ou tão só uma tremenda e irresolúvel carência afectiva ... mas ... não consigo alterar nada disto !...

E "criminosamente" vou deixando passar por mim, muito de VIDA ;
vou vivendo "de menos" muitas emoções, muitos momentos, enfim, vou desperdiçando muita "lotaria premiada" que me vai fugindo pelas mãos ... e um dia, tenho a certeza, vou acordar tarde demais !!!...

Anamar

Sem comentários: