terça-feira, 13 de novembro de 2012

" DECLARAÇÃO DE VOTO "



Ontem aniversariei.
Fiz exactamente a idade que faria, se não soubesse a idade que tenho !

Esta frase sábia,  é de Confúcio ... Verdadeiramente notável !...

Também, só aceitei fazer anos, meses e dias da minha vida, se fosse assim ... Caso contrário, nada feito !...
Sempre fujo a sete pés daqui.  Vou para locais, onde o dia seja "outro" dia, e em que não possa lembrar-me como vai  longa a estrada, e como não vou ter tempo ...
E nestes pensamentos confusos, acabo por perder tempo do tempo que quereria ganhar !

A grande "máxima" da época ( precisamente sinal da época ), é que devemos fazer o nosso "carpe diem ".
Eu custo, de facto, a aprender essa coisa, embora ache que é exactamente por aí, que cada vez  mais, o ser humano terá que ir, para não ficar mais louco ainda !
Contudo, encontro alguma / muita desesperança nessa expressão, ou se calhar, um realismo frio e demasiado agressivo, de que me defendo, recusando inconscientemente a ideia, ou não conseguindo levá-la à prática, pelo menos.

Esta coisa de aniversário, de festejar ( na verdade o quê ? ) ... angustia-me por demais !

O termos nascido ( quantas vezes para uma vida de não ter valido muito a pena ) ... O estarmos vivos, como dizem ( quantas vezes com vontade de o não estar ) ... O sermos  uns "sortudos", por entre os nossos pares ainda sermos privilegiados em muitas vertentes ?!

Bom, talvez aí, devamos reconhecer, deva reconhecer, que sou muito mais afortunada que milhões, de milhões, de milhões de seres sofredores, Mundo fora ;
Seres desgraçados, experimentando toda a sorte de dores e dificuldades ( e que ainda assim, com vontade ou não, continuam estando por aqui ) ...
Seres que diariamente testam o limite da resistência humana, diariamente desconhecem se o seu horizonte é ainda longinquo, ou termina logo ali, ao virar da esquina ...
Seres desesperançados, por toda a sorte de infortúnios reais e objectivos, e que cultivam o estóicismo de seguir em frente ...

Nesta perspectiva, claro que sou  uma  privilegiada "dondoca", parva e cheia de "frescurinhas" inapropriadas ... e  faço "mea culpa",  já  o disse  largamente ...  Claro que sim !
Mas apenas pela sorte que tenho de ser poupada, e não, de estar viva !...

Juro-vos,  e  não  é  mera "treta", que  mais  e  mais  me  interrogo da  lógica  da "experiência" a  que  sou submetida ...  A experiência marada, da existência humana, desta passagem que tem um princípio, tem um fim,  e ( por mais longa que seja ),  não  tem  resposta  para  o "entretanto" ... nem  para  o "porquê"!!!

Porquê eu ??
Hoje, aqui, nesta época, nesta geração, neste exacto momento dos Tempos, neste local do Planeta, neste Planeta ...
Começando,  sem  saber  porquê  ...  estando,   por  imposição,   por  determinismo,  aleatoriamente ...  sem   nada   me   ser  perguntado ...    
Estando, ainda  por  cima,  enquanto  mo  for  permitido,  enquanto  o  quiserem  ( novamente sem me ser perguntado nada ) ...
E  eu  "esgaravatando",  aprendendo   a "respirar" ( só  para  não  sufocar ), vendo e aprendendo coisas ( certamente  dispensáveis ),  criando  sonhos  e  sonhando-os  ( de  tonta  que  sou ),   amando   e  sofrendo (  loucamente,  a  pensar  que  é  a sério ... ),  acreditando  ( porque tenho recaídas idiotas e recorrentes ) ... para perceber, que obviamente essas ilusões, são os artefactos com que esta cena teatral se decora ...

E eu entrando e saindo de cena, passeando-me pelo palco, ouvindo vaias e recebendo ovações, não sei de quem, nem porquê ...
E eu, sendo só mais uma, das figuras protagonistas de uma história que me impingiram e ninguém me contou antes, ou sequer me perguntaram se a aceitava !...

E um dia, no clímax do enredo, quando se calhar, eu até me estava a divertir com a coisa ,  no meio de gargalhadas estrondosas ... o pano cai, simplesmente ... sem direito a  "reprise", sem  direito a "bis", ou mesmo sem direito a voltar ao palco, para que com o pano de novo aberto, agradecesse uma e outra vez mais !...
Seguramente ... porque não há nada a agradecer, simplesmente !...
Nem a quem agradecer !...
Eu servi de entretenimento, de peão de jogo de xadrês, que Alguém jogou até se enjoar ... até se fartar ... até se nausear !!!

Por isso é que,  desculpem  lá, declaro  aqui e agora,  que ano após ano, só farei os que eu quiser, terei a idade que me apetecer,  subverterei o sistema, "avacalharei" o estipulado,  já que não sou mais,  que  figurinha de  "playstation",  em  mão  de  criança  divertida !!!...

Anamar

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
F Nando disse...

E fica a duvida...
Foi o teu aniversário ou foi tão somente uma declaração de intensão?
Todos os dias são dias de aniversariar. Quando nascemos temos x dias; depois y semanas, z meses e depois os anos, esses que nos acompanham pela vida... A partir de uma determinada idade estariamos na decada de enta...
Beijos e parabéns por ontem e por hoje o amanhã fica para depois porque dizem que dá azar!....
Ehehehehhehe....

anamar disse...

Olá Fernando...
efectivamente fiz...já que não me deixaram passar em branco :))

Mas como a raiva de os fazer é mais que muita, resolvi fazer uma "declaração de voto", p'ra acta da Vida...
E só continuarei a fazê-los, nas condições estipuladas!!! ahahah

Beijinhos e obrigada por teres comentado

Anamar