terça-feira, 6 de novembro de 2012

" O JONAS "



Ontem, 4 de Novembro, o JONAS entrou, no que virá a ser, espero, o seu lar de adopção para sempre ...

O JONAS é mais uma história de vida ( curta ainda ), de resistência e de luta pela sobrevivência.
Mais um animal abandonado à sua sorte, jogado na rua, terá apenas três meses de idade ( estimados, obviamente ).
Tem um ar doce e meigo, tem os medos de quem sabe o que é a luta para se manter vivo, perante as adversidades, sabe o que é o abandono ... e a acrescer a essa desdita, já sabe também, até onde pode ir a maldade humana, infligida a vinte centímetros de gato, digamos ...

Apareceu em Oeiras, perto da casa de alguém que o soube olhar, alguém que, felizmente, sabe o que é amar um animal, e que desenvolveu ( não podendo acolhê-lo), todos os esforços possíveis e impossíveis para lhe procurar um futuro.

Por  ele  ( a quem a maldade do Homem, já retirava a água e a comida, que o Bruno diariamente lhe deixava ), cresceu, em boa hora, uma onda de solidariedade humana, através do Facebook, uma rede social, a que de facto, terei que fazer justiça, e render homenagem, e que tem um poder de mobilização, que eu própria subestimara.
Que estas redes sirvam para algo positivo, algumas vezes pelo menos, e já serão redimidas !...

O JONAS chegou-me portanto via Internet, por onde chega muita coisa, para o bem e para o mal.
Chegou-me com o apelo do seu protector, e com as fotos que aqui deixo.

Ora bem ... há mais de três anos, tive que "adormecer" o Óscar, também ele meu companheiro de "fatias"  de vida ;  ele, que  igualmente  entrou em minha casa  ( da desdita do abandono ), no Novembro de 1994.
Sobre o  "Sr. Óscar", gato inteiro com um perfil muito particular, já aqui falei sobejamente, neste meu espaço, e na minha memória e coração, ocupa lugar de honra até hoje.
Era um "Bosque Norueguês", branco e beje, e quando me chegou, também era um espécime de quinze centímetros, num cestinho com laço de fita e tudo ...
Olhinhos azuis do leite, traquina e reguila, imparável como são todos os gatos bébés.
Na família que então ainda existia, adoptou-me como dona, por que o gato sempre escolhe o dono, e não o contrário.

Desta feita, eu que equacionara fechar a porta a animais, quando a geração "Rita" terminasse, olhei as fotos ... li o apelo ... mas sobretudo, não deixei de olhar as fotos ...
E juro-vos, que para lá da cor da pelagem ser a mesma da do Óscar, os olhinhos, que me encaravam do computador, desde o primeiro instante, eram iguais aos que ele trazia quando então veio para o meu cólo ...
O mesmo olhar penitente, suplicante, mas doce, irrequieto, reguila também, altivo também ... Olhar de felino, naquela "coisa" em miniatura ...

E a sensação, de que se calhar nada acontece por acaso nas vidas, começou a ocupar-me a mente.
Eu desviava os olhos do monitor, eu passava adiante, mas vinha atrás vezes sucessivas !

Hoje, o JONAS entrou na minha vida, pela porta da minha casa ...
Qual de nós dois partirá primeiro ?... É especulação ... é futurologia pura !

Esta noite já tentou dormir aos meus pés, e "sopra" da forma mais convincente e provocadora que pode, na disputa  do  espaço  que  considera  já  seu,  de  direito - com  a  Rita -  residente  há 13 ou 14 anos !
Não mia ainda ... "Chia", como fazem os bébés de três meses.
Defende-se com as unhas e com a força de que dispõe ...  Já me mostrou o poder dos dentes mínimos que tem na boca, ao ministrar-lhe a medicação pelas cinco da manhã !

Enfim ... baptizei-o de JONAS !

JONAS  é o profeta referido nos livros bíblicos,  cuja  história é  narrada  na fábula "Jonas e a baleia".
Jonas supunha que enganaria Deus, desobedecendo e falseando as ordens dadas pelo Senhor.
Mas Este, castigou-o, e Jonas foi engolido por uma baleia, dentro da qual teve três dias de consciencialização do erro, arrependimento e contrição.
Deus deu-lhe uma segunda oportunidade.
Passados os três dias, Jonas, o "resistente", foi cuspido das entranhas do "grande peixe" ... e sobreviveu, agora já redimido ...

O meu JONAS não prevaricou, penso ... É simplesmente um gatinho que o destino quis abandonar à má sorte ...
Mas o mesmo destino, fez também dele um "resistente", e concedeu-lhe uma outra chance na vida !

JONAS hoje tem um lar, tem o conforto, tem o amor e a dedicação de quem, sem saber, estava à sua espera, desde sempre ... Eu !...
Não tinha por que ser penalizado afinal !!!...

Assim acontecesse, com todos os JONAS deste Mundo !!!...

Anamar

Sem comentários: