segunda-feira, 19 de novembro de 2012

" E ... SE ??? "

Comprei uma revista de Astrologia.
Daquelas que as bancas nos enfiam à frente dos olhos, particularmente nesta altura do ano, em que, pelo mesmo estar a finalizar, se vive um ponto de viragem, que nos leva sempre a raciocinar, em termos de balanço e em termos de futurologia.
É uma época em que sempre há uma certa ansiedade e expectativa em relação ao ano que se iniciará, o que desencadeia alguma fragilidade e insegurança, nas pessoas.

Mania que o ser humano tem, de antecipar  o conhecimento do que há-de vir, ou de querer adivinhar o que o esperará, baseado em qualquer coisa ... fé, astros, cartas, numerologia, grafologia ... eu sei lá !

Mesmo sendo totalmente céptica, em relação a qualquer uma destas vertentes ( porque o sou ), sempre cedo a uma curiosidade mórbida, irracional e inexplicável.
Exactamente a mesma que me impele a ler, se me passam pelas mãos, as previsões astrológicas diárias, o chamado "signo do dia ".
Leio e dois minutos depois já não sei o que li  ;  os aspectos analisados são sempre as mesmos ... a saúde, o amor e a profissão, e também sempre ficamos na mesma, porque os lugares comuns usados no texto, são invariavelmente "chapa 3"  ...
Nada se vincula a nada, nada se compromete com nada, as informações são o mais generalista e abrangente possíveis,  para  que  no  "caldeirão " caiba  tudo,  e  não   insucessos  verdadeiramente  gritantes,  nas previsões.

Então, se eu funciono assim, na base da racionalidade, e sabendo claramente ainda por cima, da existência  de excessivo charlatanismo nestas matérias, excessivo oportunismo e  aproveitamento das  fragilidades, das inseguranças e da ignorância das pessoas, por que raio vou eu ler, ou pior, gastar dinheiro, para acessar a algo que não me representa credibilidade, confiança, verdade ou segurança na informação veiculada, e que esqueço, guardo, e  não consulto sequer mais, ao longo dos tempos ??!!
É uma verdadeira incoerência de postura, e de convicções.  Não faz de facto, nenhum sentido !

O Homem sempre quer contudo, romper a impenetrabilidade e  o secretismo do seu futuro, do desconhecido e do inatingível, achando que se o conhecesse atempadamente, o reverteria.
Ainda que o conseguisse fazer, será que isso viria a acarretar-lhe a tão almejada felicidade??...

O que me adiantaria saber que terei pela frente, n anos para viver?
Será que esse aconhecimento me conduziria a alterar alguma coisa na minha vida?
Alguma modificação qualitativamente válida ?...
Ou, ao contrário, e mais provável ... me angustiaria, derrubaria e até aniquilaria ?
Será que esse conhecimento, que me permitiria mudar alguma coisa, me levaria mesmo a fazê-lo, ou sequer a conseguir fazê-lo ?


É comum perguntar-se às vezes ... "se fosse o último dia da sua vida, o que faria " ?
Bom, as respostas consequentes, são do mais absurdo e inesperável possível !
Desde quem pretenda viver esse último período, em alucinação total, a quem, por desespero, queira mesmo encurtá-lo drasticamente, por não poder suportar a ideia do "day after" ... existe de tudo !

Eu acredito, que o destino é mesmo algo que nos tactua "geneticamente" à nascença.
Eu acredito, que lhe está subjacente um qualquer determinismo que nos escapa, mas que existe, encapotado de uma aleatoriedade que brinca connosco de Carnaval, e nos ludibria constantemente.
Efectivamente, o "nada acontece por acaso", faz-me cada vez mais sentido.
Tudo me tem uma razão para ter ocorrido, tudo me vem imbuído de uma intencionalidade não adivinhável, e tudo me vem com o objectivo de que os dividendos que daí advenham, me possam preparar, ensinar, ou me façam reflectir.

Saber ( ? ) que no ano que vem, vou sofrer desgostos, decepções, perdas, ou passar por grandes alegrias, ter  grandes chances pessoais, viver grandes amores ... ( só porque a Lua entrou em conjunção com Saturno,  e  Vénus se alia a Neptuno em Peixes,  em trigono ao meu signo ) ... ainda que se concretizasse, o que faria de mim,  hoje ?
O que alteraria em mim, hoje ?
Arregaçaria eu as mangas, para o que quer que fosse, no sentido de inverter caminhos, mesmo que acreditasse que conseguiria atingir esse desiderato??!!...
Procuraria eu o médico X ou Y, só porque me é vaticinada uma afecção, aqui ou ali ??!!...
Rejeitaria este ou aquele trilho afectivo ou emocional, enjeitaria este ou aquele amor, ou começaria a sonhar desde já ... só porque no próximo Agosto ou Setembro, estão criadas as condições astrais, para que eu esbarre no meu príncipe encantado ??!!...
Marcaria de imediato uma viagem à roda do Mundo ( como adoraria fazer ), contando com o prémio chorudo, com que o euromilhões me presentearia em Abril, por ser um mês em que o meu mapa astral privilegia a entrada de dinheiro ??!!...

Óbvio que não !!!...

E como tal, esta "santa ignorância",  este "carpe diem " em que nos vamos arrastando, este desconhecimento do que não foi atribuído ao Homem conhecer ou manipular, é a "receita"  certa, pare se ir vivendo, decidindo, escolhendo, agindo, sem demais sobressaltos, com a "paz" do ignorante, que está imune a grandes preocupações filosóficas, ou dúvidas existenciais !!!

E esta curiosidade "inquinada", e a sensação de que poderíamos dominar o "nosso mundo", não passa felizmente disso ... um desejo mórbido e inconsistente, que APENAS nos leva, a incoerentemente, gastar dinheiro em revistas de adivinhação gratuita, de promessas fáceis, de "certezas duvidosas", com que momentaneamente sorrimos simplesmente, pois, ainda que tudo fosse diferente, seríamos péssimos a gerir os nossos próprios destinos, tenho a certeza !!!...

Anamar

Sem comentários: