quarta-feira, 27 de março de 2013

" CONFISSÃO "



Anseio partir
Partir daqui, partir de mim e partir também de ti ...
A Primavera ficou por lá, e não quer chegar !

Dizem que é Páscoa outra vez ... Ainda foi ontem !
Mas hoje não tenho as amêndoas das Páscoas dos meus avós,
e também não tenho as de licor, que o meu pai comprava
como se fossem brinquedinhos de criança ...

Já faz tanto tempo ... e esteve tanto frio, entretanto !

No meu jardim, este ano, os alecrins não floriram,
e as glicínias, com tanta chuva, mais parecem cachos de lágrimas,
do que de flores roxas e perfumadas ...

Óbidos também já foi, faz muito ...
no dia em que o Senhor dos Passos desceu à rua,
onde as pessoas contritas O esperavam, recolhidas ...

Sabes, eu emocionei-me então de O olhar !...

Eu não acredito no Seu divino.
Vejo-O como um jovem, dolorido e sangrante, a percorrer aquele destino.

Todos temos um, não é ??
Só que a nossa cruz não se vê ...
mas pesa, pesa Mundos nas nossas costas !
E o roxo das nossas vestes, é o que nos embrulha a alma, nos dias das vidas ...

O meu Alentejo também já verdeja,
mas esse, é vaidoso e enfeita-se ...
Sempre se enfeita, com a generosidade das papoilas, das estevas, das macelas e das urzes.
As "maias" talvez já perfumem aquela terra de solidão,
que me pariu, como gera o pão no seu ventre,
e o dá à luz,
ano após ano, vida após vida !

A mim, deu-me este anseio de partir,
esta inquietação de marinheiro das searas douradas,
o cansaço do caminhante, apoiado no bordão que o leva, o suporta e o ampara ...

Não há estrela que me norteie lá na planície,
Não há água que me dessedente,
Não há rumo naquela vastidão,
nem sequer um horizonte que me faça parar ...

Por isso, tenho pressa de partir
antes que o meu tempo acabe ...
Partir daqui, partir de mim e partir também de ti !...



Anamar

Sem comentários: