terça-feira, 30 de setembro de 2008

"OS BRINCALHÕES DOS MARES"

Anéis de Bolhas de Ar Feitos Por Golfinhos

Como o vídeo anexo mostra, há mergulhadores que conseguem produzir, com bolhas de ar libertadas por expiração controlada, anéis de ar, espectacularmente desenhados.
São seres racionais, treinados certamente a fazê-lo...
Até aí tudo bem!...



Mas os golfinhos, além de seres aquáticos afáveis e simpáticos, são conhecidos pela sua particular inteligência, doçura e trato fácil.
Assim, similarmente, conseguem produzir também os "blowing rings", criando um vórtex de água, que começa a propagar-se na forma de um toróide, aprisionando as bolhas de ar no centro!
E isso sim, é de facto espectacular!...



Podem pois observar-se golfinhos a brincar com aneis prateados, que eles têm a habilidade de fazer debaixo de água, para brincar.

Não se sabe como eles aprenderam, ou se é uma capacidade inata.

Como por magia, o golfinho faz um flip rápido com a cabeça, e aparece um anel prateado á frente do bico.
O anel tem a forma sólida de uma bolha em formato de "donut", que não sobe à superfície da água, permanecendo submerso.

Uma explicação possível para estes anéis prateados, é tratar-se de "vórtices de ar", invisíveis vórtices giratórios, gerados pelo movimento rápido e pelas voltas sinuosas que dá com as costas.

Quando os golfinhos "partem" a formação circular, as suas pontas são atraidas para um novo anel fechado, visto que o fluido de alta velocidade criado no centro do vórtex, está a uma pressão mais baixa do que o fluido que circula mais longe.

As bolhas de ar resultam do ar injectado a partir dos orifícios de expiração do golfinho.
A energia do vórtex da água assim formado, é suficiente para evitar que as bolhas subam à superfície, durante os segundos que duram as brincadeiras.

Mais um exemplo que corrobora a fama que detêm, de brincalhões, "bem dispostos" e criativos...


Anamar

Sem comentários: