segunda-feira, 8 de setembro de 2008

"QUANTO MAIS CONHEÇO OS HOMENS"...



"QUANTO MAIS CONHEÇO OS HOMENS...MAIS GOSTO DOS ANIMAIS"

Todos já ouvimos alguma vez, em algum lugar, esta citação.

Hoje chegou-me este vídeo que vos passo neste post.
Parece-me que dispensará qualquer comentário, pela ternura que as suas imagens traduzem, pela comovedora mensagem que nos transmite.

E perante ele, a frase supra-citada vem-nos de imediato à cabeça, como um "flash" despoletador inevitável de reflexão e de comparações que automaticamente estabelecemos.

O Homem distingue-se no reino animal pela inteligência, pela racionalidade, por ser, ou dever ser, um repositório de sentimentos e emoções que deverá ultrapassar largamente apenas a necessidade de sobrevivência, vivência em comunidade, instinto de reprodução e perpetuação da espécie.

O Homem deveria distinguir-se, isso sim!...

Mas quando pensamos e nos confrontamos diariamente com as suas posturas, comportamentos e actuações não só para com os outros seres vivos, mas ainda para com a sua própria espécie, todo o cepticismo doído nos atinge.

Desde ser, como já tenho sobejamente afirmado, a única espécie predadora de si própria...
Desde ser o animal que põe a sua inteligência e capacidades intelectuais, ao serviço da destruição dos seus semelhantes e do espaço que habita e de que necessita...
Desde ser, o ser corrompido que se deixa vender por interesses, "lobbies" económicos e outros...
Desde sossobrar e render-se a megalomanias gratuitas e vaidades inqualificáveis de pseudo-sucesso, a qualquer preço...
Desde usar as capacidades emocionais e afectivas de que dispõe, da pior forma possível, espalhando a dor, a morte, a revolta, reveladora de insensibilidades e indiferenças até para com os seus mais próximos (que utiliza como "joguetes", a seu belo prazer)...

o HOMEM, atrever-me-ia a dizer, deveria, por justiça, na hierarquia das espécies, ocupar não mais do que a cauda, na seriação dessas mesmas espécies que com ele compartilham o planeta Terra!!...


Anamar

3 comentários:

Barman disse...

Talvez estejamos no topo da hierarquia das espécies porque fomos nós que a criamos!
Já imaginaste o que pensaria um animal que visse um humano a matar outro por puro prazer de vingança?
Talvez tivesse mais motivos para nos colocar na cauda dessa hierarquia, do que nos temos para nos colocar no topo apenas porque os observamos a matarem simplesmente para se alimentar.

Anónimo disse...

Oi amiga, não podia estar mais de acordo consigo.
Que saudades da minha cadela...
Bjs
Lia

anamar disse...

Pois, Lia
Constatação simultâneamente feliz e triste!... Isto é a raça humana!
Bj
Anamar