terça-feira, 2 de setembro de 2008

"O QUE FIZERAM COMIGO??!!..."




Dia estranho o de hoje...

Começou já ontem esta sensação indefinida bem aqui dentro, assim como uma espécie de desânimo instalado, misturado com uma pitada de tristeza e um "qb" de "stress" esquisito.
Qualquer coisa como uma "receita" algo "explosiva"...

Começou logo ontem a seguir ao almoço, aquela "síndrome" de ter de encarar algo que procurei afastar do pensamento há mais de um mês, como um remédio amargo que guardamos para tomar depois, como uma tarefa cáustica, pesada, incómoda...que deixámos por tempos "pendurada" no cabide, como se ali a pudéssemos ignorar, descartar, esquecer, até melhores dias, como tudo o que é penoso e nos infunde desagradável mal-estar.

Poderá pensar-se que essa sensação sempre surgirá normalmente, quando o ritmo de vida é alterado, no bom ou mau sentido, quando se nos impõe a necessidade de vencer uma inércia instalada...
Disso sei eu...
Sei que envolve custos, esforços acrescidos...mentalização imposta!

Mas afinal, o que demais aconteceu desta feita, para lá de um normal e natural fim de férias, uma "rentrée" esperada, como terá acontecido à grande maioria dos cidadãos deste país, em idade produtiva...que é como quem diz, aos trabalhadores que "intervalaram" para usufruir (os privilegiados que puderam), de um maior ou menor, melhor ou pior, período de descanso??!!

Dei comigo a reequacionar-me, a analisar-me e a tentar achar-me o menos "anormal" possível, na procura de justificação para esta angústia atrevida, para esta teimosa negação interior, associada a um desejo de fuga para lado nenhum em particular...para esta raiva, que "desgramada" me amarinhava e me deixava de mal comigo própria (com a consciência, em boa verdade, a pesar, a pesar que nem chumbo, à medida que um rubor na alma se acentuava), fazendo-me sentir mais e mais "pobrezinha e mal agradecida"!!...
Pois se até há quarenta mil professores no desemprego, caraças...neste início de ano escolar (que eu vou começar com o meu "lugarzinho" garantido e sem sobressaltos, professora que sou do quadro há mais de uma "encarnação"!!!....)
Só posso estar totalmente "abilolada", ser uma "lunática" metida a dondoca, com frescuras inaceitavelmente existenciais...Só pode ser isso!!







Aí, lembrei com toda a nitidez, os dias de outros Setembros, de outros anos lectivos...
Os entusiasmos frenéticos com que nesta altura já "fossava" livros, apontamentos...com que já organizava as listas das turmas, olhando as fotos de quem deixara há pouco tempo, mas que, de repente já parecia ser há uma eternidade...

Lembrei como perscrutava curiosa as "caras" deixadas nas cadernetas dos Junhos anteriores e que agora, com nova "roupagem", pareciam de gente que crescera, tomara ares responsáveis e sérios...(porque era espantoso como os "putos" sempre nos "driblavam" nas férias do Verão, crescendo sem pedir licença, ganhando borbulhas espremíveis ou pêlos de barba semeados em dia de vento...)

Lembrei como me afobava em "gatafunhar" pela enésima vez na minha vida (como se fosse a do ano de "estreia", ainda assim não esquecesse alguma coisa), as informações a veicular na primeira aula, sobre todos nós que iríamos ao longo de um ano constituir uma "família" para o bem e para o mal... todas as regras do "jogo" e de uma feliz e tranquila convivência... todas as respostas possíveis, para as possíveis perguntas sobre as matérias, as rubricas programáticas, os ritmos e a importância a dar a cada momento escolar... sempre com um sorriso no rosto, para afastar "nuvens" que pudessem instalar-se naquelas cabecinhas...

Lembrei como, meio a brincar meio a sério, procurava fazer da Física e Química (na grande generalidade terrificamente receada), uma "estória" acessível, "gira", interessante, fundamental, simples e mesclada com a nossa existência no dia a dia...quase uma "cena que se curtia" com gosto!!...

Lembrei...lembrei...lembrei...

E sabem o que tenho feito ontem, hoje e talvez amanhã??!!

Contas, simulações, previsões, cálculos de penalizações, percentagens dedutíveis...naquilo em que se tornará a minha pensão de aposentação ANTECIPADA, naquilo que será a "retribuição" que me cabe (do estado e da comunidade), para o tal "pacote" de muitas vidas numa vida só...a de pai, mãe, conselheira, psicóloga, mediadora de conflitos, formadora, educadora, amiga, confidente, "bombeira", "socorrista"...etc, etc, etc...que se resume afinal a uma só palavra...PROFESSORA!!

Bom...eu já nem gosto de falar deste "funeral" de sonhos...
Desculpem...isto foi simplesmente um desabafo que me escapou!!

Garanto-vos que até o sol hoje recolheu mais cedo...
Eu bem o vi, com um ar melancólico de Outono que parece ter chegado "às pressas", ir recostar-se prematuramente!...

Já agora..."o que foi que fizeram comigo"??!!...


Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

Amiga como eu te entendo! Tambem vou recomeçar e a vontade cada vez é menor.O que é que nos fizeram??
Conseguiram desmotivar-nos e a pouco e pouco vamos "saindo" e levando poucas saudades de uma vida que foi de entrega e de algum sonho.

anamar disse...

Olá
"O sonho comanda a vida"...dizia o Gedeão...
É isso! Quando ele acaba ou nos acabam com ele, essa vida, ao qual ele respeitava, deixa de fazer sentido!...
"ISTO" o que nos fizeram!!!...
Beijinho
Anamar