domingo, 21 de outubro de 2012

" A MÁQUINA DO TEMPO "



Alterei a hora esta noite.
Mudei-a em todos os relógios, meus e não só.
Procurei, já ontem, actualizar a minha mãe, lembrando-lhe à saída : " Não esqueça que a hora muda " !...

Afinal, a hora não mudou .
Estou adiantada uma hora.  Os meus relógios vão ganhar uma hora, ao longo de todos os dias  de toda  uma semana.
Contudo, comecei este domingo atrasada, atrasada em relação à vida real ... a horas, em relação à vida que inventei !

"Perdi" a amiga com quem convivo ao pequeno-almoço, porque ao chegar ao café, ela ( que cansara de me esperar ), partira para o seu domingo normal.
No café, tudo às avessas.   A frequência habitual já fora embora, óbvio, porque as pessoas são de facto, escravas do Tempo.
Hoje eu tive a evidência, de como este papão assustador, o é afinal, muito mais.
Todos andamos a reboque dele, sem dúvida !

O  meu domingo começou num ritmo absolutamente estranho.   A sensação de ter deixado fugir tempo ( a mim, a quem sobra tempo dos dias ), é terrífica.
Engoli o pequeno-almoço, literalmente !
Agora, engoli-o  porquê, se não haveria pressa para nada ??!!    Se nada me espera, com horário a cumprir, se a casa continua vazia, e tudo continuará imperturbável nos mesmos sítios ??!!
Sei lá !...
Engoli, porque se me instalou a urgência, que sente alguém que perdeu  "aquele" combóio, e que terá que esperar pelo próximo.
Engoli, porque estou com pressa de apanhar o tempo ...  Eu, que me concedera gratuitamente, mais uma hora neste meu dia !!!...

Tenho uma sensação esquisita em mim ;  a sensação de que o planeta começou a rodar ao contrário, e que tudo está caótico ;  eu, estou caótica ...
A diferença que faz uma hora, na Vida ... no espartilho que é a Vida do Homem !!!...

Hoje brinquei "à máquina do tempo", sem querer.
Mas estranhamente percebi, que tenho demasiadas amarras a prenderem-me ao convencionado, ao determinado, ao figurino ...
Logo eu, que sempre pensei não andar a reboque de nada disto !
Logo eu, que anarquizo horários de refeições, subverto horários de sono ... conflituo horários de vida !

Hoje, estou em contra-ciclo, e não me sinto cómoda.   Parece uma incoerência em relação ao que defendo, sinal de que não estou tão liberta praticamente, como mentalmente o estou !

E se eu pudesse atrasar os relógios, não uma hora ... mas uma vida, meia vida, um quarto de vida ??!!

Como seria chegar aqui, olhar tudo à minha volta e senti-lo desconexo, incompreensível, estranho ??
Não conhecer o mundo encontrado, sentir-me analfabeta do real ?
Sentiria seguramente, o espanto do soldado, que  na  parada,  olha  os  outros  a  marcharem  em  formatura oposta  ao  seu  sentido  de  marcha ...

Lembrei o filme relativamente recente,  "O estranho caso de Benjamin Button", que nasceu velho, e caminhou da velhice para a juventude, para a infância, para o nascimento ...
Regrediu, fez o percurso às avessas ...
Lembrei, e percebi.
Hoje eu tive uma percepção aproximada do que é brincar com o "Gigante" ... o TEMPO, e querer manipulá-lo !!!

Vamos supor que eu atrasava a minha existência, de meia existência.

As minhas filhas iriam ter uma mãe mais nova que elas ;
Iria cruzar pessoas que já cruzei ...  Agora, seriam elas a olhar-me como jovem.
Quem amei, estaria a envelhecer, enquanto eu manteria a juventude ...  Quem amei, talvez quisesse voltar a amar-me !...

A regressão do meu relógio, ia deixar-me perdida num mundo que não entenderia, que não me faria sentido.
Um mundo, para o qual  não estava programada, um mundo, cujos ritmos e contornos me alucinariam, porque os não acompanhara ...
Um mundo de seres que não reconheceria ... de sonhos e anseios que não identificaria, de luz, cores e sons diversos, onde provavelmente eu não encaixaria ...

Tenho a certeza, que a pessoa que eu fui, na época para a qual cronometrei o meu relógio inventado, deveria sentir-se um zombie, no relógio real.
As realidades de então, far-me-iam sentir a anos-luz das actuais, apesar de eu só ter regredido meia existência, não esqueçam !
Haveria fantasmas imensos, que desarticulariam o meu mundo de então.
Haveria sustos, medos, dores abissais que não experienciara, logo, não compreenderia.
Tentava vestir-me, com um "fato" que não era o meu número ...

E a juventude que alcançara ( mesmo sem tomar o tão almejado elixir dos alquimistas ), não me faria mais feliz, tenho a certeza !
Transmitir-me-ia o desamparo estranho, de criança abandonada em cidade grande.

Transmitir-me-ia a insegurança e o desconforto, que se traduz naquela velha frase que o ser humano emprega muitas vezes, no seu discurso :   "Quem  me  dera ser mais nova ... mas saber o que sei hoje " !!!...

Por favor, acertem os relógios !
A hora só muda na madrugada do próximo sábado !!!

Anamar

2 comentários:

F Nando disse...

Um tempo sem tempo eu quero e em ferias esqueço as horas.
Quem marca as horas é o estomago e o sol...
Bjs

anamar disse...

Olá Fernando

Como eu...Anarca por completo !

Tão anarca que até consegui anarquizar as horas esta noite, vê bem ! rsrsrs

Beijinhos

Anamar