domingo, 28 de outubro de 2012

" PÁRA E PENSA ! " - CARTA ABERTA A CRISTIANO RONALDO



 
 Ronaldo

És um garoto ainda ;  tens idade para ser meu filho, aliás, tenho filhas bem mais velhas que tu.
Perdoa portanto, tratar-te tão informalmente !

Tenho acompanhado de longe, o teu percurso de vida, pessoal e profissional.
Afinal, quem não acompanha??!!
Queiramos ou não, os "media" bombardeiam-nos com o CR7, com o que queremos, e o que não queremos saber sobre ele.

A tua vida profissional encher-te-á de orgulho, a ti e aos teus, é legítimo ... orgulho ao nosso pobre e pequenino país, porque, por ti, se dá a conhecer ao Mundo.
Levas felicidade a muitos rostos que a têm escassa ... apenas porque discutem os teus lances, na mesa da taberna ou do café, vibram com os teus golos, triunfam contigo nas tuas vitórias, e magoam-se contigo nos teus insucessos ( porque, humano, também os tens ).

Ouvem-se e lêem-se entrevistas tuas, declarações tuas .
A tua "tristeza" no Real,  virou  notícia mundial ,  as tuas alegrias,  são  divididas, calhando um pedacinho a cada um dos que torcem por ti... muitas vezes, apenas porque são portugueses ... e alguma alegria nos é devida, afinal !...

Já viajei muito pelo estrangeiro, do oriente, às Américas, e quando me perguntavam a nacionalidade, de imediato um sorriso gaiato pairava nos rostos, um brilho matreiro saltava aos olhos, e em qualquer língua ou dialecto, sempre era dito ... "Cristiano Ronaldo ... the best !!"

A tua vida pessoal é, foi e será sempre devassada, mas talvez excessivamente devassada, e talvez tu o permitas.  Porquê ?   Não sei !   Afinal, não careces de protagonismo,  já o tens de sobra !
Um destes dias, ouvi alguém que privou contigo de perto, e te conhecerá bem ( Felipe Scollari ), dizer-te um miúdo humilde, atento, esforçado, exigente, lutador ...

Tu vieste de baixo, Ronaldo ;  a tua ascendência é de gente que conhece o valor da dificuldade, do sacrifício, do esforço, da luta, da mágoa ... se calhar da ausência de esperança muitas vezes.
Lembro-te, nos relvados, a elevares o pensamento ao teu pai  ( que não ficou para assistir ao que és hoje ), sempre que marcavas um golo, e o estádio "vinha abaixo".
Lembro-te, quando pertencias às escolas do Sporting, que te descobriu.
Afinal, é o meu clube de simpatia ( porque na verdade, não tenho realmente nenhum clube ) ...
É o clube onde os meus três netos, praticam as modalidades desportivas, com que completam as suas vidas ainda de crianças, sonhadoras também já, com medalhas e pódiuns !!!

Cristiano, tu és filho deste país, embora sejas um "puto" do Mundo !

Hoje, deparei-me, numa destas revistas que se nos enfiam pelos olhos dentro, nas bancas, com a manchete : "Bomba exclusiva !  Ronaldo pagou 800 mil euros por um modelo de luxo da MCLAREN  ( No Mundo há apenas 5 ) ! "

Fiquei uma vez mais estupefacta, a pensar :

Saberás tu, que no teu país, há 820 mil pessoas no desemprego ?  Há mais de 3000 sem-abrigo, a viver pelas calçadas do nosso chão ?

Que são devolvidas aos Bancos, 25 casas por dia, sendo que mais de 2000 o foram, em apenas três meses, por incumprimento bancário, das famílias ?

Saberás tu que há 400 mil idosos a viverem sozinhos, e que Portugal é o sexto país da Europa, onde as pessoas com 65 anos, têm menos anos saudáveis de vida, pela frente ?

Ter-te-ão dito que em 2011, a dívida pública desta tua terra, foi dez pontos percentuais acima da que existia em 1892, quando o país foi obrigado a declarar bancarrota ??

Saberás, que por dia estão a fechar 13 empresas, lançando mais pais de família na rua ?
Saberás que em 2011 também, os suicídios motivados pelo desespero, fruto da crise, vitimaram 1100 portugueses, sem qualquer luz ao fundo do túnel??

Interrogo-me se saberás, que mais de 100 mil cidadãos emigraram, a uma média de 180 jovens por dia, na faixa etária dos 25 aos 34 anos, empobrecendo também em valores, e mão de obra qualificada, o teu país??

Ou se estarás informado, que 69% dos estudantes universitários tenciona emigrar logo que termine a vida académica ... para sobreviver ??

Disseram-te que há gente que cancela consultas médicas, e "raciona" a medicação prescrita ( e que deveria consequentemente tomar ), porque simplesmente não tem dinheiro para a adquirir ??!!

E com certeza, não ignoras que à semelhança de Portugal, onde todas as medidas restritivas estão a tirar-nos não só o pão, mas também a esperança, toda a Europa está igualmente a rastejar, com um esforço inaudito, para ainda se manter à tona !!

Diz-me Cristiano, tu, que nasceste com um dom, que foi brincares com uma bola, como um malabarista no circo ... tu, que de uma cartola sacas um "coelho", num segundo ... basta apanhares a bola  de jeito ... e a baliza à tua espera ... tu, que já tens um filho, que te terá forçosamente acrescentado maturidade ( a gente cresce, amadurece e envelhece com eles, verás ! ) ... Diz-me Ronaldo, já reflectiste um pouquinho só, sobre tudo isto ??!!...

Não pretendo armar-me em moralista ... aliás, quem sou eu para dar lições de moral a alguém ?...
Não pretendo sequer usar demagogia barata ... ( e eu sei que os teus bens, ninguém tos deu, resultaram naturalmente do teu esforço, óbvio ) ... mas ... mas ... mas ...

Fala-me de justiça, Cristiano ... fala-me de provocação, fala-me de ostentação sem limite, fala-me de excentricidade,  deslumbramento, de falta de sobriedade ... fala-me de alguma falta de "saber estar", ou até de infantilidade ...

Estas palavras, talvez duras de ouvir, não te dão nenhum toque aí dentro do peito ??
Não te transportam por curtos instantes que sejam, ao miúdo anónimo, que dava uns pontapés na bola, na sua escola, aos três anos de idade, lá na longínqua Madeira ??...
Um puto, que certamente jamais sonharia ter pela frente, o " conto de fadas" com que entretanto a Vida o presenteou ??!!

Pois é Cristiano Ronaldo, estás a perceber certamente onde quero chegar !...

Sou mãe, sou avó, sou professora, convivo com muitas gerações que estudam, com mais ou menos sacrifícios ( exagerados sacrifícios mesmo, acredita ) !...

Desejo-te as maiores felicidades na tua carreira e na tua vida pessoal ... desejo-te afinal tudo de bom, mas pára de quando em vez, nesse deslumbramento em que vives, e que,  podes acreditar,  é, e  será sempre, EFÉMERO somente !...


Muitas cartas têm um "Postscript" ....
Pois bem, em "Postscript" desta tua carta, envio-te cópia de uma notícia, de que certamente, tão longe e alheado das realidades objectivas desta tua terra, na tua redoma dourada, não terás tido conhecimento. Reflecte sobre ela, quando, no meio das tuas imensas e diversas ocupações, tiveres um tempinho :

 Em Portugal, também há notícia de casos igualmente trágicos de desespero. Em setembro passado, Pedro e Cristina, dois irmãos de 53 e 57 anos, lançaram-se para a frente de um comboio da linha de Cascais, na estação de Paço de Arcos. Segundo a notícia então publicada no Correio da Manhã, no bolso de Pedro estava uma carta a explicar a razão do duplo suicídio. Depois de trabalhar numa empresa de publicidade, Pedro estava desempregado e vivia em Lisboa com a irmã, igualmente desempregada, e a mãe, até esta falecer aos 88 anos. O senhorio despejou-os e ficaram a viver na rua por alguns meses, até à noite em que puseram um ponto final na sua história. "Estava escrito que se sentiam abandonados e viviam em pobreza extrema devido à crise económica", disse uma fonte policial citada pelo Correio da Manhã.

 Anamar

2 comentários:

F Nando disse...

A triste e dura realidade do nosso País...
Bjs

anamar disse...

Olá Fernando

Indignei-me sabes??!!!

Foi o sentimento triste que experimentei !

Beijinhos e obrigada

Anamar