domingo, 2 de setembro de 2012

" ADEUS " ...


Este post pode dividir-se em três partes :  um preâmbulo, da pessoa amiga que  me enviou a poesia,  mais uma  obra prima que é a poesia de Eugénio de Andrade ... ( linda, sensível, triste ... talvez realista, como são quase todas as por ele escritas ), e um epílogo, que esse sim, é meu !...

Já disse um adeus assim sentido a alguém?
Já alguém lhe disse um adeus assim sentido?
Já disse, sem dizer, um adeus assim sentido a alguém?
Já deixou alguém na dúvida de lhe ter dito, sem dizer, um adeus assim sentido?
Já ficou na dúvida se alguém lhe disse, sem dizer, um adeus assim sentido?



"Adeus"


Já gastámos as palavras pela rua, meu amor

e o que nos ficou não chega

para afastar o frio de quatro paredes.

Gastámos tudo menos o silêncio.

Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,

gastámos as mãos à força de as apertarmos,

gastámos o relógio e as pedras das esquinas

em esperas inúteis.


Meto as mãos nas algibeiras

e não encontro nada.


Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro!

Era como se todas as coisas fossem minhas:

quanto mais te dava mais tinha para te dar.

Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!

E eu acreditava.

Acreditava,

porque ao teu lado

todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos.

Era no tempo em que o teu corpo era um aquário.

Era no tempo em que os meus olhos

eram peixes verdes.

Hoje são apenas os meus olhos.

É pouco, mas é verdade,

uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.

Quando agora digo: meu amor...,

já se não passa absolutamente nada.

E no entanto, antes das palavras gastas,

tenho a certeza

de que todas as coisas estremeciam

só de murmurar o teu nome

no silêncio do meu coração.


Não temos já nada para dar.

Dentro de ti

Não há nada que me peça água.

O passado é inútil como um trapo.

E já te disse: as palavras estão gastas.


Adeus.      

                  Eugénio de Andrade


O único epílogo que posso postar neste poema, com o qual me identifico, me mexeu, me emocionou .... resume-se a uma só palavra :  "JÁ"...

Poderia talvez acrescentar : "infelizmente" .... porque um adeus, só por si, seja em que circunstâncias, momento, ou causa que  o determine, for,  é seguramente um momento extremamente triste, de sofrimento e solidão, na vida do Homem !...


  Anamar

Sem comentários: