sábado, 23 de julho de 2011

AFINAL.... NÃO ERA "SÓ UM CAFÉ" !!!...

O Escudeiro reabriu.

Reabriu esteticamente mais bonito, mais luminoso, mais "clean"... mais actual.
Aquele espaço rústico, imutável durante quase quarenta anos, tomou "duche", fez a higiene cuidada, vestiu-se com a melhor roupagem, maquilhou-se com as cores mais luminosas deste Verão que imaginamos atravessar, e abriu as portas de par em par.

Preços baratinhos a piscar o olho à clientela, variedade de bolos, bolinhos e bolecos, empregados com sorriso colado, de orelha a orelha a cativar os consumidores, mas ... o sr. Gonçalves, o sr. Veloso e o sr. Alexandre... ou estavam escondidos, ou não os vi!!
A D. Margarida e a sua gargalhada bem disposta, também não... nem na cozinha, afianço!!

Fui lá no dia da inauguração tomar um café... sopesando a hipótese de trocar para lá o meu pequeno almoço, ora tomado religiosamente no "café dos velhos", como sabem.
Mas não... tal como a minha mãe, pareço ser de "amores únicos"...

Todo o tempo estive à espera que num passe de varinha, como nos filmes de animação infantil, sabem, surgissem, numa nuvem de fumo vinda da cozinha, a D. Margarida com o seu avental crivado de nódoas e as gotas de suor a espreitarem do barrete de cozinheira, o sr. Veloso e o seu refilanço crónico, e o sr. Alexandre de avental vermelho à roda da cintura.

Bem esperei...

Eu estava sentada no meu lugar do costume... Isso, a nova gerência teve a decência de manter... vá lá!!

"Vi" por lá pessoas, noutros lugares... o sr. Leal a falar da sua "agricultura", o Filipe e os seus ensinamentos de informática, o Carlos, a D. Manuela e a Ana Maria acolitadas pelo regimento dos netos, a Catarina que ali matava as "saudades" da mãe em dias de ressaca afectiva, o meu ex-marido a ler a Bola e a lançar provocações para o ar, sobre os "dele" e os da concorrência... "vi" a Lena que também lá estava no banco de pé alto ao lado do meu, a Bia junto de mim também, o senhor brigadeiro com o filho tontinho ( já morreram os dois quase em simultâneo... desígnios divinos...)
Responderam todos "à chamada" !!...

"Ouvi" o meu cochichar baixo, em inconfidências cabeludas com a Lena, as gargalhadas que às vezes soltávamos... "ouvi" o silêncio de algumas lágrimas teimosas que me escorriam pela cara em dias menos "pacíficos"... "ouvi" as minhas "batidas de coração" a descompasso em duas ou três ocasiões especiais, para toda a vida... juro que "ouvi"!!!...

Foram as paredes que me contaram todas essas histórias... elas, as que restam... elas, as que guardaram em si os segredos de uma vida que foi a minha!...

E a bica não descia... o "nó" na garganta, apertava, sufocava-me, e uma "mágoa" no peito entristecia-me.
Parecia que o Inverno estava a descer sobre mim!!...

Que exagero...dirão os mais pragmáticos!! Afinal era só um café!!...
Pois... apenas, eu sinto assim, e não era "só um café"...era a "minha segunda casa"...era uma larga fatia da minha vida, como já vos contei !...

Anamar

Sem comentários: