terça-feira, 5 de julho de 2011

DIA 7






Reparo que 60% das fotos que tiro, concernem a pôres e nasceres de sol, 30% a flores e os restantes 10% a rostos humanos.

São três vertentes que me apaixonam pela sua expressividade.

Antes das sete da manhã, eis-me numa praia deserta, envolta numa luminosidade particular, a luminosidade incomparável dum sol que nasce lá ao fundo, num horizonte que o desperta.
O "rei" acorda, espreguiça-se e inicia o seu périplo até atingir outro horizonte... apenas, do lado oposto.
Terá feito o seu "caminho" para esse dia!

Fico por ali, naquela quietude, com o silêncio duma rebentação que o não é, de tão meiga e doce, com o  repassar da aragem pela ramagem do coqueiral, com os trinados dos pássaros, esses acordados já há longo tempo.
E fico num silêncio profundo, como se reza num templo, receando estragar o "milagre" que está a acontecer, receando perturbar aquele mistério, de uma hora tão particular e abençoada!
Quase não respiro...e fotografo, e fotografo e fotografo... compulsivamente fotografo, como se essa fosse a minha forma de perpetuar aqueles instantes, como se essa fosse a minha forma de render preito ao "Arquitecto"...algures por ali!

Tudo se repete quando o "rei" vai dormir.
Aí as cores são outras, os sons são outros, os cheiros mais adocicados também... apenas o místico dos minutos transcursos... o mesmo...
E ele desce, desce e desce, enquanto que a linha do mar o aguarda para o embalo e o sono aconchegante!

Poderá pensar-se, que tão diferente tem um nascer ou um pôr de sol, de outro?!
Que diferença haverá entre esses acontecimentos, num lugar ou outro, no Mundo?!

Quem está atento, sabe que há profundas diferenças, tão simplesmente como ontem ser ontem e hoje ser hoje...
Os meus olhos ontem estavam imbuídos de uma emoção, que não a de hoje, e a de hoje será certamente diferente da que experimentarei amanhã!!!

O mesmo com as flores.
Alguém me dizia em tempos (com ar meio enfadado, meio brincalhão), ao ver a parafernália de fotos de orquídeas tiradas numa estufa na Tailândia : "pronto... agora começam as orquídeas!!..."
É que, como duas pessoas, dois quaisquer seres, cada um é diferente do outro.
Uma buganvílea laranja é aquela, em particular....que terá uma beleza diferente da flor da amarela, da lilás, da vermelha ou da branca!
Os olhos que as estão a ver, também . O coração que bate ao "senti-las", mais ainda!
Sempre transportamos para o que vemos, parte de nós. Aliás, aquilo que vemos, é um retrato subjectivo, projectado, do nosso "eu".






Também alguém me dizia aqui neste espaço, em tempos ( e eu concordo em absoluto), que na minha escrita se vê exactamente isso mesmo...
Eu não sou, de todo, objectiva e imparcial na análise da realidade. Em mim, a realidade é tudo menos realidade...Se estou triste, tudo é cinzento à minha volta, se estou feliz, a natureza pinta-se de luz e cor!!

Fazer o quê??!!.... "Marca da casa"... isso sim, que não me acarreta preocupação por demais!

Entretanto, continuo feliz por aqui, na verdadeira  "house of the rising sun"!...

Amanhã, lá estarei, antes das sete horas, a esperá-lo, para lhe abrir as portadas e lhe dar as boas vindas para mais um dia que começará!!...


Anamar

Sem comentários: