domingo, 10 de maio de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA " - HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 60




Adoptei uma gata louca !

A Mel é a perfeita assombração que entrou na minha casa, em plena crise Covid-19, confirmando a velha teoria de que uma desgraça nunca vem só ... 😃😃😃
A presença da criaturinha é a prova objectiva da minha acentuada insanidade mental ...
Se não, vejamos ... Eu estou mais para avó do que para mãe, e numa fase da vida em que no máximo me é exigível, quando muito, levar crianças aos baloiços - o que já não é lá grandes coisas - tenho agora que voltar às fraldas e biberons ...😃😃
Mal comparado, é mais ou menos isso ... não sei se alcançam onde quero chegar ...

Pois bem, aqui em casa, não bastando o que bastava, vivo mergulhada numa adrenalina de dar dó.  Além dos "residentes", Chico e Jonas, estarem totalmente confinados ... eles sim, mantendo um distanciamento "social" mais do que obrigatório, em estado de sítio, alerta e vigília, eu própria estou mergulhada num anómalo figurino de vida .
 Com cerca de um ano de idade, estimada pelo veterinário, esta "desinfeliz" chegou, e virou-nos a vida do avesso.
Só há verdadeiramente paz, quando os olhos se lhe fecham de cansaço, e cai em sesta continuada.  Graças a Deus que os gatos passam dois terços dos dias a dormir !  Só que esta alminha  tem os sonos trocados, que é como quem diz, a noite acaba-se-lhe, pelas 4 da matina.
Daí em diante, entramos em modo de "caçada".
Como um exemplar felino que se preza, e sendo fêmea, deve supor encontrar-se na savana africana a caçar de emboscada, tudo quanto mexe.
Faz o ponto de mira, assume uma postura rasteira e silenciosa, caminha em pezinhos de lã, e dispara em alta velocidade, rumo ao alvo.
Ora aqui em casa, o alvo escolhido é quase sempre o Jonas, que nunca mais pôde pôr pé em ramo verde.

Mas o alvo pode também ser um tapete, com o qual se embrulha numa fúria desenfreada, ou pode mesmo ser a sua própria sombra ( que assumirá uma dimensão monstruosa, naquela cabeça de minhoca ), ou o próprio rabo, que mexe sempre à sua revelia, que a desafia e que a perturba profundamente !...

Bom, e eu que tento dormir recolhida no meu quarto, subtraída à arena destas aventuras, não consigo concretizar esse desiderato.  Aquela gata doida, com um neurónio de ventoínha, corre pela casa às escuras, e desvairadamente leva à frente tudo o que lhe obstaculiza o caminho.
Cai isto, arrasta-se aquilo, arranha-se aqueloutro ... tudo acompanhado de uma voz de falsete de cana rachada, que tenho a certeza, dará pesadelos aos meus vizinhos de baixo. Ou não prevaleça o silêncio das madrugadas !...
Esta noite, pelas 4 ... 5 da manhã, sentava-me eu na cozinha, tentando argumentar com a criatura, para trazê-la à razão : " Shiuuuuu .... Mel, não se pode fazer barulho, está tudo a dormir !!! "

Tenta-se uma estratégia alternativa - recolhe-se comigo o Jonas ao quarto, deixando a desonerada na cozinha com o Chico, que verdade seja, tem uma "souplesse" comportamental, invejável.  Quando a coisa se excede, dá-lhe umas bufadelas correctivas, e pouco mais.  De resto, deve pensar : "Quanta insanidade !... Que doidivanas a minha dona havia de ter arranjado, para nos atazanar a vida !"...

Erro !
A Mel, danada por proscrita, acha-se no direito de me responder à altura.  E como quem tem vagar, faz colheres, ela tem o resto da noite, para avaliar da resistência da madeira dos armários, por exemplo.
E assim, os meus armários da cozinha, prometem  ter a sua saúde gravemente comprometida !
Já os borrifei largamente, com um chamado "afastador educativo de cães e gatos " ... estão a ver o que seja, certo ?...
Em vão !...  A prova do crime está acoplada a este meu escrito ... O tricotado é perfeito !  O meu desespero, também !...
Do quarto, e de ouvido à escuta, oiço o trabalho laborioso que se desenvolve extra-paredes, e salto da cama ... em fúria, com o sono a refilar, com ímpetos de a esganar !
E lá vou eu... e atrás de mim, o Jonas que sem sossegar, tenta de novo a sua caminha que lhe sorri da cozinha ...
E a maluca, enfia então para o quarto, o que também "não vai prestar" ... pois aí é a altura de andar por cima dos móveis, deitando para o chão, pequenos bibelots, óptimos para bolas de golfe !...
E sono ... népia !!!

Bom, e só de vos contar, já estou outra vez cansada ! 😃😃😃

Hoje, no sexagésimo dia desta interminável história de pesadelo, agora ainda mais agravado na minha vida, resolvi contar-vos estes episódios macabros, para que vocês percebam que no meio disto tudo, muito saudável sou eu !!! ....  ( ahahah )

Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !



Anamar

Sem comentários: