sábado, 2 de maio de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA " - HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 52





Hoje estou melancólica, saudosa, com lágrimas de emoção que voltam a toldar-me os olhos.
Revi fotos, olhei vídeos outra vez, reli alguns dos escritos ... voltei a afagar docemente o livro ...
Estava um dia como o de hoje, solarengo, quente, com cores e cheiros inesquecíveis.
Era terça-feira, naquele Maio de há três anos atrás ...
E no entanto, eu não sou mais aquela desse dia, e esse dia nada tem a ver com o dia em que hoje o recordo ...

"Silêncios" foi o nome que escolhi para aquele "ensaio" de poesia, onde a minha alma e o meu coração não cabiam lá dentro !
Foi assim uma espécie de coisa vivida, da qual ousamos duvidar se o terá sido ... tal a perfeição do sentido !
Foi uma insuspeita reunião de sonho, amizade, afectos de toda a ordem e todos os tamanhos ...
Foi um pulsar onírico que me atirava com os sentidos p'ra fora do peito, sem contenção ou represa.
Foi o riso, foram as lágrimas, os nós na garganta, o aperto dos abraços, a doçura dos beijos trocados ... as palavras voejando pela sala ... a música soltando-se e  Enya  perpassando pelo meio das flores ... flores de Maio ... margaridas, sempre !...
Foi o dia em que o longe se fez perto.  Em que todas as estradas pareciam ter rumado aqui.  Onde as palavras uniam e não chegavam para dizer tudo ... E tudo era muito ... tudo era IMENSO !
Foi dia de reencontros, de partilha, de histórias, de memórias ... de encantamento !...

A minha mãe ainda estava comigo, embora talvez não soubesse sequer o que ocorria.
A Teresa esteve presente, escondida ainda na barriga da mãe.  Viria ao mundo mês e meio depois.
As minhas filhas, genro e netos também, à excepção do António que tinha teste de Física e Química no dia seguinte ... 😃😃
Os amigos ... de todos os lados !  Os que me ajudaram na empreitada desta concretização, a Lena, o Mica, o Pedro ainda cheio de saúde ...
O espaço escolhido - a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos - com a sala linda, organizada nos pormenores.  O Zé Eduardo na produção vídeo e áudio, o António, que de Évora se abalou para fotografar e filmar ... para me abraçar.  A Maria d'Aires, o Vereador da Cultura, e uma sala totalmente repleta de rostos amigos, de muita alegria, de infinita felicidade !
Eu, vivendo um sonho !

Hoje, três anos volvidos ...os silêncios desceram na minha vida ... desceram nas nossas vidas ...
Ficaram as memórias, ficaram os afectos que sempre suplantam distâncias, que sempre vencem fronteiras, estendem braços e dão mãos ... sempre unem os corações de quem se quer bem !

Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !



Anamar

Sem comentários: