sexta-feira, 29 de maio de 2020

"AQUI DA MINHA JANELA "- HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 79



Irregular que estou nos meus textos, eles vão fluindo ao sabor da "desinspiração" que me assalta ...

Hoje, em reunião do Governo para o efeito, o Estado de Calamidade decretado, foi prolongado.  A situação pandémica sobretudo na zona de Lisboa e Vale do Tejo escalou para valores muito preocupantes.  Os novos casos de infecções e consequentemente, de internamentos inclusive em Cuidados Intensivos, cresceu preocupantemente.
A cintura industrial de Lisboa que abrange concelhos muito populosos, quer na margem norte quer na margem sul, encaixa uma população cheia de precariedades em condições e qualidade de vida.
São zonas onde se situam os bairros limítrofes, sempre caracterizados ( e agora maioritariamente ) por sérias dificuldades económicas, condições habitacionais muito difíceis, degradadas e promíscuas, em termos de poderem ser cumpridas minimamente as exigências de segurança, garantes do controle na disseminação da epidemia.
Assim, esta zona geográfica concentra hoje 92% dos novos casos surgidos nas últimas vinte e quatro horas, no país ... e quer-me parecer que, ou lhe deitam rapidamente a mão, enquanto a escorrência puder ser estancada, ou isto entra mesmo em derrapagem ...
Morando na Amadora, zona altamente periclitante como todos sabem, pela existência de uma "entourage" residencial muito particular, com os bairros degradados e concentrações populacionais elevadas a viverem com grandes dificuldades ( mormente na conjuntura actual, em que a economia do país arrastou para limites extremos de pobreza grande parte da população ) ... receio mesmo que possam ter que ser tomadas medidas mais drásticas no controle do avanço destes números.
E assim vamos vivendo com a nuvem negra bem aqui por cima, e sem nenhum desanuviamento à vista !

Hoje é o meu dia 79.  A partir de segunda-feira, estava prevista uma maior abertura do país, não sei bem como.
Lá fora é este não sei quê de descontentamento.  Perdeu-se o gosto, perdeu-se a graça ... perdeu-se a vontade !
As cores não são as mesmas, os lugares mudaram, a maioria das pessoas evita-se e desconfia ... tudo mudou afinal dentro de nós.  E eu tenho uma nostalgia imensa.  Não é um saudosismo cego e absoluto ... Acho que é um saudosismo de mim mesma, uma busca meio perdida da minha vida, uma procura de alguma coisa que não consigo descodificar, que não rotulo ... que talvez nem saiba bem ... alguma coisa que pudesse devolver-me "aquilo"... aquilo que eu identificava como o desenho da minha realidade, e que pudesse retirar-me esta máscara sufocante da alma, esta máscara opressiva do coração, este desconforto bem sensível dentro de mim, que me retira a paz, me inquieta e me reduz a um espécime em hibernação, triste e silencioso, à espera da estação que me leve lá p'ra fora ... para o Mundo e para a Vida ...

E será que eles ainda lá estão ?  E será que algum dia vai chegar "essa" estação promissora e feliz ?

Não sei !  Hoje, não faço muita fé nessas convicções ... Hoje, continuo por aqui à espera de um qualquer D.Sebastião, que o nevoeiro que não dissipa, pudesse deixar enxergar ... mesmo através dos olhos mais crédulos e das almas mais esperançosas !!!...

Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !

Anamar

Sem comentários: