sábado, 25 de abril de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA " - HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 45




25  de  ABRIL

Hoje um dia particular !  Na nossa História e nas nossas vidas !
Um dia que tivemos a honra e a sorte de viver.  Um dia absolutamente ímpar, em que a força do sonho, da coragem e da esperança, venceu as trevas de um país triste ... que naquela madrugada acordou para a luz de um amanhã melhor ... Este que vivemos em democracia e liberdade !

Dia carregado de emoções, de memórias, de alegria também ... e de muita confiança, apesar dos tempos doloridos que atravessamos ...

Queria ter escrito um poema, um poema que carregasse o meu sonho, sempre ... um poema que transportasse a minha gratidão, por todos os que então ... mas hoje também, reescrevem a História do meu país ... nestes dias em que a escuridão volta a tentar descer sobre nós ...
Mas não consegui !
As palavras estão cá, no meu peito, atravancadas ... atropelam-se ... mas não saem ...

Por isso vos ofereço neste dia, em que a emoção me salta outra vez, em cada estrofe do Zeca, em que aflora em cada palavra do Chico, em que as lágrimas me assomam fáceis  nos olhos, nesta doce pieguice que me aconchega a alma e o coração ... um poema escrito há já alguns anos, e que integra o meu livro "Silêncios" ...


SEMPRE 25 DE ABRIL

Uma semente ficou na floreira do jardim
Continua a dar-me cravos e molhinhos de alecrim ...
São cravos do nosso sonho
sonhados naquele dia,
são sinais de um homem novo,
são a vontade de um povo,
foram um rumo e um guia !

E os sonhos que Abril abriu
pelas madrugadas fora,
foram paridos na dor, foram vividos no amor,
estão vivos até agora !
Nas algemas da desgraça
ninguém mais nos vai prender,
enquanto o coração sonhar,
tiver fé e acreditar,
na força do nosso crer !

São cravos que a alvorada entregou na nossa mão,
rostos erguidos de gente com coragem, resistente,
e que sabe dizer NÃO !...

E por isso, Portugal
que acordaste à claridade,
não adormeças teu chão !
Vem p'ra rua, vem dançar,
faz ouvir a tua voz ...
Lança ao vento a liberdade,
acorda toda a cidade,
como o eco de um trovão !!!...

Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !

Anamar

Sem comentários: