quinta-feira, 9 de abril de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA "- HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 29



UMA  LOGÍSTICA  COMPLICADA


Hoje estou mesmo "naqueles dias" ...
Dias "fantásticos" de ânimo, de paciência e de vontade ... 🙅
Vontade de abrir a janela e berrar uns disparates, para a multidão na praceta, onde, à conta das compras, mais parece um arraial !...
Vontade de bater em alguém, vontade de me descabelar !...
Caraças ... como foi possível que de um dia para o outro, ou de um mês para o outro, a minha e a vida de toda a gente, virasse de ponta a cabeça ?!..

Peguei há pouco na minha agenda para este famigerado 2020, tão engraçadinho na data, bissextozinho ... blablabla ... e ironia das ironias : a capa da agenda, como aqui atesto, diz : "TIME  TO  TRAVEL " ... Bom ... alguém brincava comigo, certo ???
Acabara de chegar em fins de Novembro da minha última viagem - Vietname, Laos e Camboja, havia conjecturado ir à Lapónia ver as auroras boreais, em Dezembro ou meados de Janeiro.
Ambas as hipóteses abortaram por razões particulares ( e como me arrependo de não ter ido em Janeiro, no que teria sido uma opção inteligente ... ).
Então, numa sanha furiosa, havia-me sentado à secretária, e de agenda e calendário nas mãos, decidira que em fins de Abril iria à Argentina, lá por Julho mais coisa menos coisa, iria para férias de praia e no fim do ano, cumpriria MESMO a Lapónia, nem que chovessem canivetes ...
E registei, por vias das dúvidas, estes meus sonhos dourados ... não fosse que me baralhasse na coisa ...

Hoje, recordando que há exactamente um ano deambulava por Myanmar, numa viagem que adorei, tendo chegado a Portugal dia 11, creio ... até as lágrimas me vieram aos olhos ...
Pode parecer idiota esta minha atitude.  Afinal, neste momento, apenas queremos descobrir diariamente uma escapatória para a Covid 19 ... Apenas queremos sobreviver um dia de cada vez ... Apenas queremos inventar qualquer subterfúgio que nos ajude a suportar e ultrapassar este castigo que nos caíu em cima ... e temos que nos sentir gratos, porque "parece ainda não termos sintomas ".
Nem nós, nem os nossos, nem os amigos ...
Pode parecer idiota  portanto, sentir-me frustrada por não poder viajar ... face ao horror que se vive lá fora. Parece mesmo revelador de alguma insensibilidade, ou até mesmo um sentimento desproporcional, egoísta e provocador ... descabido por todas as razões, neste momento.
Parece uma "frescurinha de dondoca", como diriam do outro lado do Atlântico ...
Mas juro-vos que é apenas resultado do sabor amargo experimentado, pelo cair de um sonho aos pés ...
Um sonho que, na melhor das hipóteses, talvez se venha a realizar um dia ... não sabemos quando, não imaginamos quando o mundo se repõe à vida normal ... sequer, se então teremos saúde, vontade e condições para o pôr em pé, outra vez !...
Juro-vos que é apenas fúria da frustração ...
É o que sinto ! Podem chamar-me os nomes todos que entenderem !  Decidi que nesta minha História, com princípio mas sem fim à vista, falaria exactamente do que sinto e penso em cada dia.  Do que sonho, do que sofro, do que espero ... na angústia desta interminável e dolorosa espera ... com verdade e autenticidade, sem batota ou conveniência ...

Aqui em casa, a vida corre igual.
Estou totalmente descadeirada da bendita lesão que vos referi, contraída já faz tempo.  Custo a mexer-me, e vontade de o fazer ... népia !
Ainda assim, foi dia de rega das plantas ( o que implica subidas e descidas de escadote ), dia de arranjo das casas de banho e dia de passar a ferro, as poucas peças que o exigem determinantemente.
Entre um ai e um ui, lá fui fazendo as coisas ... enfim ... com alguma batota, tenho que confessar ... 😄😄
E a logística por aqui, não está nada fácil.
A Mel, chegada há três dias, veio criar um estado de sítio daqueles !!!
Neste momento, os residentes  não são bem residentes, pois levaram um tal chá de sumiço, que só não foram ainda pelo ralo dos lavatórios abaixo, porque não cabem ...
Em primeiro lugar, fêmea que é, nos períodos em que está acordada ( porque graças aos deuses, tem o sono seguramente muito atrasado ... ) não se cala um minuto.  E enquanto que os meus ouvidos estavam habituados a miados mansos e discretos, neste momento estou quase maluca com o tom reivindicativo e altamente reclamante, sempre que avista algum dos companheiros.
E "encalista" que os desgraçados precisem de comer, de beber ou de ir aos "sanitários" ...
Bufa-lhe com decibéis de grande felino, tenebrosos e aterradores ... avança em ar ameaçador e grita-lhes quanto pode ...
Isto, sejam lá as horas que forem ... Esta noite, eram 6 da manhã dizia-lhe eu " shiuuuu .... cala-te Mel, olha os vizinhos " !... sem qualquer sucesso.
Desde que chegou, adonou-se da cama que lhe interessou, dos lugares de sesta que mais gosta, e do "trânsito" que considera permitido ... ainda assim, de preferência ao largo ...
Está pior que o pessoal da GNR no controle para o Algarve !... 😄😄😄

Uma gestão bem complicada, numa "sociedade felina" em que todos têm medo de todos !...
Uma "mulher" no meio de dois "homens" !  Digamos que de "homem e meio", já que enquanto que o Chico, bonacheirão e pachorrento, não está lá muito para se chatear, o Jonas que é e sempre foi o "caguinchas" de serviço, nem se candidata a mostrar, ao menos para ela, que aqui, é ele que veste as "calças" !...
Ou seja, nesta sociedade, o machismo não vinga !  E a mim dava-me jeito que pelo menos de quando em vez, fosse posta a ordem nas tropas !

Bom ... talvez já vos tenha feito rir um pouco, ainda que à minha custa, hoje, neste vigésimo nono dia de um itinerário sem horizontes ... Num dia "daqueles" !...

Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !

Anamar

Sem comentários: