sexta-feira, 3 de abril de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA " - HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 23

PROMETO ...

Não quero só falar-vos de coisas tristes.
Quero também falar-vos de alegria, céu azul, sol aconchegante, verde e flores exuberantes, até onde a nossa vista alcança ...
Quero falar-vos de Primavera, de esperança ... de Abril ... E Abril é renovação e é Vida !...
Está um dia glorioso, um verdadeiro hino à existência !
Hoje, devia ser proibido morrer ...

Continuamos em casa.  Continuamos olhando a cidade pelas vidraças.
Pouca gente nas ruas, transportes semi-preenchidos.  As pessoas que circulam e que os autocarros despejam aqui no meu largo, ponto de interface de transportes, percebe-se virem do trabalho.  Saem rápidos, com urgência, parecendo fugir uns dos outros.  E é verdade.  As pessoas ao avistarem-se distanciam-se, correm dos lugares como se corre em busca de abrigo, na iminência de uma chuvada ...

A casa, neste momento, é a trincheira onde me sinto protegida.  As compras fazem-se com prudência, mas insegurança.  A caminhada é o único momento de expurga espiritual que me concedo, p'ra não enlouquecer ...
Apesar da paz e do silêncio aqui dentro, sinto um mundo a pulsar lá fora, e sinto uma união e uma cumplicidade tão forte com todos, os que conheço e os que nem sei, que me reforçam a alma ...
Sorrio ao acordar, com as mensagens, as palavras, as brincadeiras ou os conselhos, as saudações ou o apoio que de longe atravessaram o éter, venceram os céus e os mares, pularam continentes ... só para nos dizerem : "estamos aqui !"...

Vejo um foco intenso, para onde todos olhamos, com convicção e fé, como o clarão de um farol em noite escura, num qualquer porto seguro, que de longe nos espera ...
E a mobilização, e a confiança, e a força do acreditar e a esperança do dia da libertação ... são molas impulsionadoras, são escoras e são raízes que nos agarram à Vida, são certezas de que um novo amanhecer, num Maio, florido Maio ... será por nós alcançado ...

E nesse dia, as portas abrir-se-ão, as lágrimas e os risos correrão soltos, as gargalhadas vão todas misturar-se no meio das ruas, das praças e dos jardins !...
Nesse dia iremos estreitar ao peito, indistintamente todos, os de perto e os de longe, iremos olhar os nossos filhos e sentá-los de novo no colo, dizendo-lhes quanto os amamos, quanto sofrimento silenciámos, como abafámos no nosso coração o medo da perda sempre iminente ...
Iremos beijar muito os nossos netos, iremos rir ouvindo-os dizer como foi, tudo o que foi ...
E todos terão histórias infinitas para contar, de um pesadelo de que acordámos e que nunca mais nas nossas vidas iremos esquecer !...

É só termos um pouco mais de paciência, de força e de coragem !... TUDO  VAI  FICAR  BEM !!

Comecei estas minhas histórias há vinte e três dias atrás.
Tenciono continuar a registar todas as minhas inquietações, os meus sentires, as emoções que sufoco, o cansaço e a mágoa de muitos dias, a raiva e a zanga que me assaltam, a angústia, a dúvida e o medo sempre ... em quase todos ...
Mas também a gratidão que tenho em mim, pelo privilégio de atravessar tudo isto amparada pelo afecto de todos os que me lêem, pela paciência, compreensão e ajuda nos momentos em que claudico.
Afinal, tudo isto é também crescer ... tudo isto é também um amadurecimento doído e muito, muito sofrido !

Hoje, na mata, ao caminhar no meu solilóquio constante, tomei uma decisão.  Uma decisão que é afinal um compromisso ... comigo e com TODOS os meus amigos, de perto ou de longe.
Amigos do coração ... se, e quando chegarmos ao fim deste túnel tenebroso e gélido, que mais parece interminável ... se todos alcançarmos a última fronteira com saúde, alegria, paz e felicidade ... proponho-me lançar um outro livro, que será exactamente o repositório de todos estes excertos escritos diariamente, narrando o melhor que fui capaz, a história de uma nação, a história de um povo, as nossas histórias ... a história de um mundo que parece desfazer-se ... ou seja, como foi viver e sobreviver à pandemia Covid 19 que já infectou 1 milhão de pessoas e vitimou mais de 50000 em todo o Mundo ...

Esse evento será o pretexto para que nos reunamos todos, numa festa de amizade, fraternidade, gratidão, esperança num novo recomeço, muita alegria e paz ... em suma uma festa e um preito de homenagem à VIDA e ao AMOR !!!...

Concordam ?

Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !



Anamar

Sem comentários: